Hoje ou amanhã?

indice
     
13.05.2005 - 4 Iyar 5765
     
 

Existem muitas coisas com valor, mas com freqüência este valor está limitado ao seu tempo e lugar. O valor da Torá não tem limites.

O Maguid de Dubno contava uma parábola sobre três irmãos que tinham habilidades diferentes. Um inventou um telescópio, o segundo um veículo veloz, e o terceiro aprendeu os segredos das ervas curativas.

Certa vez estavam reunidos, e o primeiro irmão perscrutava a distância com seu telescópio. Avistou num palácio longínqüo uma princesa que estava em coma e a qual ninguém conseguia acordar. O segundo irmão levou o herbalista no seu veículo rápido e logo chegaram ao palácio, onde uma mistura de ervas reanimou a princesa.

O primeiro irmão alegou que deveria receber a maior parte da recompensa. "Se não fosse pelo meu telescópio, vocês não teriam sabido da situação da princesa." Disse o segundo: "Sem o meu veículo, jamais teríamos chegado lá a tempo." O terceiro declarou: "Vocês estão certos. Porém suas invenções ajudaram a princesa no passado. Ela não precisa mais do telescópio ou do veículo. Minhas ervas curativas podem ajudá-la sempre que adoecer. Elas têm valor para o futuro."
Muitas coisas que possuímos são de valor transitório. A Torá tem valor para o futuro.

     
 
top