Sensibilidade

indice
     
22.04.2005 - 13 Nissan 5765
     
 

Uma das maiores mitsvot de gemilut chassadim (atos de bondade) é alegrar o coração das viúvas, órfãos e oprimidos. Esta era a notável qualidade de Rabi Aryeh Levin, cuja dedicação e bondade o levavam a visitar até os refugos sociais na prisão.

Praticar atos de bondade exige consideração e sensibilidade. Em Chol Hamoed (os dias intermediários de Pêssach e Sucot), Rabi Aryeh levava um ou mais amigos para visitar as viúvas dos falecidos eruditos de Torá. E explicava: "Durante a semana, as pessoas estão ocupadas com seu trabalho. No Shabat não há transporte. Em Chol Hamoed as pessoas estão livres do trabalho, e então costumam visitar seus professores e líderes de Torá.

"Quando os eruditos de Torá estavam vivos, suas casas fervilhavam de atividade em Chol Hamoed. Esta é a época em que suas viúvas sentem mais profundamente a perda, e experimentam a mais terrível solidão."

A grandeza de Rabi Aryeh não estava no fato de praticar chessed, mas em sua sensibilidade em saber aquilo que precisava ser feito.

     
 
top