Chanucá: ontem e hoje

indice
     
19.12.2003 - 24 de Kislêv de 5764
     
 

A enciclopédia dá a seguinte definição de Chanucá: "uma festa que comemora a derrota dos greco-síros pelos macabeus no ano 165 A.E.C. e a reconsagração do Templo em Jerusalém". É bem provável que esta seja a definição que a maioria das pessoas conhece. Porém, é apenas uma definição parcial. Chanucá também marca a vitória do judaísmo tradicional sobre a assimilação.

No século anterior a Chanucá, Alexandre magno chegou a conquistar mais territórios que qualquer rei de seu tempo. Durante sua vida, e após sua morte, a cultura, idioma e filosofia gregas dominavam o mundo civilizado de então. Politicamente, a Judéia integrou-se na comunidade grega. A questão que cada judeu da época enfrentava era se assimilar ou preservar sua identidade judaica. Suas dúvidas eram iguais às nossas: devo continuar como judeu? Posso casar fora da religião? Devo seguir as tradições de meus antepassados?

Como hoje, nossa gente estava dividida. Um grupo quis abrir mão do judaísmo, outro quis sincronizar judaísmo com helenismo e um terceiro - os macabeus - refutou todo e qualquer tipo de assimilação.

Ao acender as velas de Chanucá devemos fazê-lo em honra da vitória do judaís-mo sobre a assimilação. Neste momento devemos nos perguntar: "A qual partido pertenço?" É importante ter consciência de que falhar em praticar o judaísmo pode um dia levar um descendente nosso a abandonar a fé dos antepassados.

Que possamos sempre lembrar a lição dos macabeus.

     
 
top