indice
  Vontade inquebrantável
     
21.06.2002 - 11 de Tamuz de 5762
     
 

Este Shabat é 12 de Tamuz. O Rebe Anterior nasceu neste dia, em 1880, e na mesma data em 1927 foi libertado da prisão russa por suas atividades de preservar o judaísmo por todo o império soviético. Eis aqui uma cena daquela época:

O Rebe assumiu a postura firme de não se deixar intimidar por seus captores. Certa vez, ao negar-se a responder a uma pergunta, foi submetido a isolamento por 24 horas. O chão do calabouço estava coberto de lama. Pelo chão e pelas paredes deslizavam ratazanas e outros parasitas, vermes e insetos imundos. Contudo, ele em absoluto não modificou sua determinação. Não cedeu ao temor, nem considerou que seus algozes exerciam qualquer poder sobre ele.

Com o passar do tempo, começou a ocorrer uma sutil mudança. O primeiro indício foi a melhora das condições na prisão. Pouco depois, o guarda da cela lhe trouxe três chalot - pães sabáticos para as refeições do Shabat - enviados especialmente de casa. Tratava-se de um fato pouco comum. Em circunstâncias normais, o pão ou qualquer outro alimento levado a um prisioneiro era cortado em pedaços pequenos, como precaução contra a introdução de objetos proibidos na prisão. Entretanto, o Rebe recebeu as chalot inteiras; este fato representava uma política de condescendência para com ele. A partir desse momento, o guarda mostrou uma atitude muito mais reverente.

A lição é óbvia. Com a firme e enérgica resolução de que a missão que lhe foi designada pelo Criador deve ser cumprida, que nenhum impedimento deve ser levado em conta e que não se deve desanimar diante das dificuldades que possam surgir, o judeu pode ter a plena certeza de que a vontade de D'us terá êxito.

Leia o Diário da Prisão do Rebe clicando aqui

     
top