Atividade e inércia
indice
     
01.02.2002 - 19 de Shevat de 5762
     
 

Quais são as obrigações morais de uma pessoa? Até que ponto vão, e quando se pode dizer: "Já fiz tudo que podia?"

A inércia é uma força poderosa, que trabalha para manter as coisas em repouso, até que seja superada por algo maior. Para muitas pessoas, a força propulsora que as faz levantar pela manhã é a necessidade de sustentar a si e a família. Quando as obrigações financeiras e sociais são satisfeitas, muitas pessoas recostam-se na cadeira de balanço ou entregam-se a um passatempo.

A perspectiva da Torá é que a pessoa seja responsável para fazer aquilo que pode, em vez daquilo que deve. Embora a pessoa certamente deva ter descanso, relaxamento e entretenimento que conduzem à saúde física e emocional, não está livre para tornar-se inativa somente porque as obrigações pessoais imediatas foram satisfeitas. Sempre existem pessoas que necessitam de ajuda, e causas valiosas que merecem ser apoiadas. Há um repositório infinito de sabedoria de Torá para estudar e sempre há uma mitsvá para cumprir para aprender mais sobre como se pode aperfeiçoar o relacionamento com D'us.

Há algumas mitsvot que podem ser cumpridas com padrões mínimos. Com outras mitsvot, especialmente aquelas que envolvem estender uma mão amiga aos necessitados, o céu é o limite. Tudo aquilo que se pode fazer é aquilo que se deveria fazer.

       
 
top