Onde você está?
indice
     
30.11.2001 - 15 de Kislev de 5762
     
 

Na próxima terça-feira (04/12/2001), celebra-se o dia de libertação da prisão czarista do Rabi Shneur Zalman. Este grande Sábio, o fundador do movimento chassídico - Chabad, foi preso sob uma sentença grave baseada na acusação difamatória de deslealdade ao seu país. Muitos episódios extraordinários tiveram lugar durante o seu confinamento, que terminou em 19 de Kislev, de 1798. Um determinado episódio é especialmente relevante para nossa época.

Um ministro de alto escalão que era versado na Bíblia ficou intrigado pelas notícias sobre a magnificência do Rebe e decidiu entrevistá-lo pessoalmente.

Muito impressionado pela personalidade e sabedoria do Rebe, pediu que ele explicasse a seguinte passagem de Bereshit:

"E o Senhor D'us chamou Adão e lhe disse: 'Onde está você?'" - "Não sabia o Onipotente D'us onde encontrava-se Adão?"

"Você acredita", perguntou o Rebe, "que a Torá é eterna e tem uma mensagem para qualquer época, e qualquer indivíduo?" O ministro respondeu afirmativamente. "Então", disse o Rebe, "a explicação da passagem é essa:"

"Em qualquer época, a qualquer indivíduo D'us faz a pergunta: 'Onde está você? Onde você se coloca no mundo?' A cada homem lhe é dado viver um determinado número de anos a serem gastos para praticar o bem, tanto ao seu semelhante quanto 'para D'us'. Você sabe o que se espera que você faça? Você sabe o que realmente realizou?

"Você por exemplo", disse o Rebe ao ministro, "D'us o chama e lhe pergunta: 'Você viveu tantos e tantos anos, (e aqui o Rebe falou a idade exata do ministro) o que você realizou durante sua vida? Quantas boas ações você fez?'"

O ministro ficou impressionado com a explicação. Colocou a mão no ombro do Rebe e exclamou emocionado:

"Bravo!"

É bom refletir sobre esta pergunta eterna de D'us: "...Onde você está?"

Será que nós temos resposta a esta pergunta? Quanto realizamos realmente de nossa missão neste mundo?

       
 
top