Confiança total
indice
     
16.11.2001 - 1 de Kislev de 5762
     
 

Um tsadic (justo) dos mais notáveis vivia em abjeta pobreza, porém sempre mostrava uma disposição alegre. Perguntaram-lhe como conseguia manter atitude tão agradável face a condições assim adversas. "Todos os dias rezo a D'us para que Ele forneça tudo aquilo de que necessito" - disse ele. "Se sou pobre, isso significa que uma das minhas necessidades é a pobreza. Por que deveria ficar infeliz se tenho tudo que preciso?"

Os tsadikim são pessoas ilustres, e nós somos insignificante. Nem sempre conseguimos atingir a intensidade da confiança em D'us que nos permita aceitar a adversidade com alegria. Mas mesmo se não pudermos atingir este nível tão elevado, devemos ser capazes de desenvolver um pouco de confiança sincera.

Quando os filhos são pequenos, nós como pais sabemos do que precisam. Talvez prefiram guloseimas, porém damos a eles alimentos nutritivos. Com certeza detestam receber injeções dolorosas que os imunizam contra doenças terríveis, mas os forçamos a isso porque sabemos que é bom para eles.

Algumas pessoas não acreditam em D'us. Mas para aqueles que crêem, por que não perceber que Ele conhece nossas necessidades melhor do que nós, e que mesmo algumas experiências muito desagradáveis, na verdade, são para nosso aperfeiçoamento?

       
 
top