Um hábito nada saudável
indice
     
09.11.2001 - 23 de Cheshvan de 5762
     
 

Quando as crianças comportam-se mal à mesa, é muito provável que os pais as repreendam, dizendo: "Você está comendo como um animal."

Embora os animais careçam de finesse, pode-se declarar que comem somente para satisfazer suas necessidades físicas. Animais não se empanturram, nem regalam-se nos prazeres de comer da maneira que fazem os humanos. Deleitar o palato é uma obsessão unicamente humana.

As pessoas que alimentam-se para garantir a energia mínima necessária para servir a D'us e cumprir sua missão na terra, embora apreciem o ato de comer, não procuram alimentar-se pela "gula". Não excedem a quantidade de alimento necessária para manter uma boa e saudável função corporal.

No século treze, Maimônides declarou que a maioria das moléstias humanas vêm de práticas incorretas de alimentação. A atual ciência médica confirma este ponto de vista. Entretanto, as pessoas modernas, em vez de desenvolverem hábitos alimentares mais conscientes com o bem estar físico, aplicam sua inteligência na busca de modos de se empanturrar sem ficar acima do peso.

É um pensamento humilde que, se os humanos comessem como animais, viveriam por mais tempo e seriam mais saudáveis.

       
 
top