Como estudar Torá  
indice
     
11.05.2001 - 18 de Iyar de 5761
     
 

"Ele nos deu uma Torá de verdade e plantou vida eterna dentro de nós." (bênção que se segue à leitura da Torá).

O Talmud declara que perguntaram aos Profetas por que os judeus foram afastados de seu país de origem, mas eles não sabiam o que responder até que D'us revelou o motivo: "Pois eles abandonaram Minha Torá" (Yirmiyáhu 9:11). O Talmud explica que isso significa que eles não recitaram as bênçãos da Torá.

Por que o Talmud dá esta interpretação? O Chafêts Chayim explica que se os judeus tivessem desertado o estudo de Torá e o cumprimento das mitsvot, então os Profetas não teriam dificuldades para explicar a razão do exílio. O fato foi que eles estudaram a Torá, mas esse foi um estudo acadêmico, assim como qualquer pessoa faria um estudo filosófico. Cumpriram as mitsvot, mas o fizeram por considerá-las medidas sociais ou de valor higiênico. Quando a Torá e mitsvot não são realizadas primordialmente por serem os ditames de D'us, têm pouco valor espiritual.

É ao recitarmos a bênção da Torá que indicamos que nosso estudo e cumprimento da Torá são em deferência à vontade Divina, e não porque estão de acordo com nosso entendimento.

       
 
top