Adquirir um amigo  
indice
     
20.04.2001 - 27 de Nissan de 5761
     
 

O que há de tão importante na amizade que nossos Sábios aconselham a "adquirir" um amigo? As amizades não ocorrem espontaneamente?

Muitas pessoas pensam que têm amigos, e alguns até pensam que têm muitos amigos. Entretanto, vamos refletir. "Existe alguém de quem sou tão chegado e em quem confio tão completamente que lhe diria tudo que se passa em minha mente?" Muitos de nós poderíamos pensar que tais amigos são raros, e alguns de nós carecem totalmente deste tipo de relacionamento.

Em sua obra sobre a Ética dos Pais, Rabênu Yoná declara que se uma pessoa tenta atingir a perfeição em todos seus traços de caráter a um só tempo, provavelmente nada conseguirá; mas se o esforço concentra-se em aperfeiçoar uma destas qualidades, o sucesso naquela área facilitará o refinamento dos outros traços. Similarmente, tentar atingir um grande número de amigos de uma só vez provavelmente criará amizades superficiais. Entretanto, se a pessoa cultiva uma amizade e dessa forma consegue a confiança desejada, em seguida achará muito mais fácil desenvolver relacionamentos mais profundos e significativos com muitas pessoas.

O ensinamento da passagem talmúdica acima torna-se agora evidente: "adquirir" um amigo, i.e., tentar desenvolver um único relacionamento que se desenvolva além do nível superficial. Não apenas esta amizade é importante por si mesma, como também realça a qualidade de todos os outros relacionamentos.

       
 
top