Estava escrito...  
indice
     
27.04.2001 - 4 de Iyar de 5761
     
 

Rabi Chanina declarou no Talmud: "Uma pessoa não sofre nem mesmo um pequeno ferimento no dedo sem que isso estivesse decretado nos Céus."

Os irmãos Rabi Elimêlech e Rabi Zussia, notáveis mestres chassídicos, impuseram sobre si mesmos o sacrifício do exílio, como expiação por seus "pecados." Vagaram de aldeia em aldeia, sobrevivendo sob as mais difíceis circunstâncias.

Certa noite fria, os dois irmãos estavam deitados em bancos numa estalagem. Alguns dos moradores locais reuniram-se para beber, e sob o efeito do álcool, começaram a cantar e dançar em um círculo. A cada vez que um dos bêbados passava pelos judeus reclinados, desferia um forte soco em Rabi Zussia.

Após vários minutos, Rabi Elimêlech disse: "Zussia, por que você recebe todos os golpes? Mereço alguns também. Vamos trocar de lugar." Da próxima vez, quando o bêbado estava a ponto de dar um soco, seu amigo o deteve. "Por que bate sempre no mesmo judeu?" - perguntou. "Deveria golpear o outro também." Mais uma vez, o golpe caiu sobre Rabi Zussia.

"Veja, Elimêlech" - declarou Rabi Zussia - "não se pode ser mais esperto que D'us. O que é devido a Zussia, Zussia receberá."

       
 
top