Cortes no orçamento  
indice
     
23.03.2001 - 28 de Adar de 5761
     
 

A frase hebraica "Sua retidão permanece para sempre" também pode ser lida como "Sua tsedacá permanece para sempre."

O Talmud relata que Rabi Akiva estava certa vez angariando fundos para uma causa valiosa. Ao aproximar-se da casa de um contribuinte habitual, ouviu-o dizer ao filho: "Vá ao mercado e compre sobras de legumes porque são mais baratos." Rabi Akiva então afastou-se e voltou somente após a maior parte do dinheiro necessário ter sido coletada.

"Por que o senhor não me procurou em primeiro lugar?" - perguntou o homem.

Rabi Akiva contou-lhe da conversa que havia escutado, e que não desejava impor-se a ele para uma doação mais vultosa quando estava passando por dificuldades financeiras.

"O senhor escutou apenas o diálogo com meu filho, mas não está informado de minha comunicação com D'us" - disse o homem. "Quando economizo, faço-o em minhas despesas domésticas. A tsedacá permanece inalterada."

Quando cortes no orçamento precisam ser feitos, todos têm suas prioridades particulares. Algumas pessoas podem cortar sua tsedacá, enquanto persistem na compra de um carro último tipo. Algumas pessoas pechincham muito para conseguir um abatimento na mensalidade do colégio dos filhos, enquanto aceitam outros preços sem questionar.

O Salmista nos diz que a avaliação das atitudes de uma pessoa é que sua tsedacá permaneça para sempre; i.e., tsedacá deveria ser o último item do orçamento a ser cortado.

       
 
top