Um servo notável  
indice
     
02.02.2001 - 9 de Shevat de 5761
     
 

Dez de Shevat comemora mais um aniversário da liderança mundial judaica do Lubavitcher Rebe. Somos uma geração abençoada por ter possuído um líder inteiramente dedicado à causa do povo judeu e, ao mesmo tempo, absorvido em fazer reinar a paz entre todas as nações - um homem que não poupou tempo nem esforços para servir a seus semelhantes.

Servir é uma arte singular. A Torá descreve como Eliezer, servo do Patriarca Avraham, se reporta ao amo. Especialmente notáveis são suas palavras iniciais: "Êved Avraham Anôchi" ("Sou o servo de Avraham"). Via de regra, um servo odeia seu senhor, bem como tende a ocultar sua posição de inferioridade. Eliezer, ao contrário, considerava uma grande honra ser servo de Avraham. Todos os grandes vultos da humanidade têm sido servidores de nobres ideais. O título mais significativo que a Torá atribui a Moshê é: "Êved Hashem" (Servo de D'us). Se fizermos uma análise minuciosa e diligente do gênero humano, perceberemos que somos todos servos, de uma maneira ou outra. Ou nos dedicamos à aquisição de dinheiro, poder e prazer, ou a ideais mais profundos que beneficiam, de alguma forma, a Humanidade.

Eliezer nos legou uma lição sobre o privilégio de poder servir. A questão está apenas a que ou a quem estamos servindo! Se pudermos nos referir também a nós mesmos como "servos leais dos grandes ideais de caridade e bondade do Patriarca Avraham", teremos alcançado uma outra dimensão de existência.

Há que se refletir sobre quão grande é o mérito de nossa geração por ter tido um líder da magnitude do Rebe, e quão elevado é nosso merecimento em podermos nos aproximar sempre mais e mais de seus ensinamentos.

       
 
top