Uma data muito importante  
indice
     
15.12.2000 - 18 de Kislev de 5761
     
 

Este Shabat coincide com 19 de Kislev, uma data muito importante cujo histórico segue resumido. Rabi Shneur Zalman de Liadi, foi um santo homem, fundador da Chassidut Chabad, um movimento que se revelou como um dos mais fortes e dinâmicos ramos do chassidismo.

Fundado na Lituânia em 5533 (1773), cresceu muito além das fronteiras deste centro outrora poderoso de vida judaica, e conquistou partidários entusiásticos no mundo inteiro. O chassid devia se treinar para uma vida de fé e serviço a D'us que o levaria ao mais alto nível de ChaBaD, acróstico de Chochmá (sabedoria), Biná (entendimento) e Da'at (conhecimento), formando um elo entre Céu e Terra. Sobre este pensamento básico, Rabi Shneur Zalman construiu a estrutura da ideologia Chabad. O homem completo serve a D'us com a mente, o coração e a ação em uníssono, cada um complementando o outro. A mente compreende, o coração sente e a mão executa.

Com a rápida expansão do Movimento chassídico sob a liderança de Rabi Shneur Zalman, seus oponentes recorreram às medidas mais extremas para solapar seu trabalho. Foi denunciado ao governo russo como traidor e herege, acusação levantada também contra outros Rabis chassídicos.

No ano de 5558 (1798), Rabi Shneur Zalman foi preso e levado para a capital, S. Petersburgo, onde foi atirado à masmorra, para enfrentar julgamento por alta traição e atividades subversivas. Vários relatos sobre sua sagacidade, presença de espírito e postura majestosa atestam a impressão que causou sobre a comissão responsável pelo julgamento. O Czar Paulo I, incógnito, e outros homens da mais alta posição social e política, visitaram-no a fim de testar sua sinceridade e visualizar sua sabedoria.

Aos 19 de Kislêv de 5559 (1798) foi liberado por ordem do czar. Desde então, esta data tem sido festiva entre os chassidim. Que seu mérito nos acompanhe e proteja.