19 de Kislêv: Libertação do 1o Rebe de Chabad

indice
     
12.12.2003 - 17 de Kislêv de 5764
     
 

A singularidade do Tanya e o que o diferencia de outras obras foi explicado no prefácio pelo próprio Alter Rebe.

O Ater Rebe explica porque a mairoia prefere orientação e inspiração pessoais a ler e aprender num livro. Pois se o livro pretende inspirar por uma abordagem intelectual, é possível que o leitor não entenda por completo a intenção do autor. Mais ainda, cada um é inspirado por algo diferente; o que inspira uma pessoa (o autor), não necessariamente inspira outra (o leitor).

E mesmo que o livro se baseie em passagens da Torá e ditos de nossos sábios aplicáveis a todos, é possível que alguém não entenda o que deve fazer; enquanto se recebesse orientação pessoal, esta lhe seria dirigida conforme seus interesses e entendimento. Portanto, o Alter Rebe pergunta o que iria ganhar e realizar escrevendo este livro.

Responde, explicando que este livro é diferente e que apenas põe em forma escrita o conselho que deu privadamente a milhares de pessoas que lhe falaram em confidência no curso de muitos anos, revelando-lhes o que realmente as incomodava e como poderiam aperfeiçoar-se em seu serviço a D’us. Uma vez que tais perguntas estão constantemente sendo feitas por pessoas de todos os tipos de formação, é um livro para todos.

O Alter Rebe continua que, caso não se entenda o conselho dado, deve-se discuti-lo com eruditos de sua cidade. Definitivamente poderão explicar-lhe, a partir do que está escrito no Tanya, como melhorar seu serviço a D’us.

     
 
top