O propósito da Criação

indice
     
26.09.2003 - 29 de Elul de 5763
     
 

"Este dia é o início de Tua criação… o dia no qual o universo foi concebido… o dia no qual todos os seres ficam perante Ti em julgamento… Que toda a humanidade se junte a nós como uma, para cumprir Tua vontade de todo o coração… Inscreve-nos no Livro da Vida, bênção e paz…"

Estes trechos da liturgia de Rosh Hashaná podem parecer desconexos, mas se os examinarmos mais atentamente, veremos que eles seguem um tema.

Um universo criado, em oposição a um que apenas "aconteceu" de estar ali, conota uma intenção e um propósito por parte de seu Criador. Num universo proposital, toda a vida pode ter significado, e numa vida significativa existe tanto responsabilidade quanto uma obrigação de atingir o propósito de alguém na criação.

Num mundo proposital, existe também um conceito de sermos julgados por nossos esforços em trabalhar rumo àquele propósito. Acreditamos que o objetivo é descobrir a vontade Divina e esforçar-se para cumprir aquela vontade. O ideal para toda a humanidade é, portanto, unir-se para fazer a vontade de D’us. Para o indivíduo, bem como para as multidões, esta realização é a bênção que pode enriquecer a vida, não com um contentamento passivo, mas com a paz positiva e construtiva.

     
 
top