Prece solitária

indice
     
12.09.2003 - 15 de Elul de 5763
     
 

Embora seja possível para uma pessoa recitar preces privadamente em sua casa, o Talmud coloca grande ênfase na prece comunal.

Ao rezar sozinha, é fácil para a pessoa ficar preocupada com suas próprias necessidades. Na prece coletiva, estamos conscientes não apenas uns dos outros, daqueles que estão presentes, como também estamos propensos a pedir bênçãos Divinas para toda a humanidade. Também somos estimulados pelas preces dos outros, e isso nos ajuda a remover o "enfado" que pode ocorrer quando a prece é apenas um desempenho mecânico.

Quando afirmamos nossa crença na majestade Divina e os princípios da fé na companhia de outras pessoas, fortalecemos a fé uns dos outros, e ganhamos força em nossas convicções. Isso facilita nossas batalhas contra aquelas forças que tendem a nos afastar de nossa espiritualidade e nos levar para a busca de desejos mundanos.

O Talmud declara que a prece de uma comunidade nunca é rejeitada. Se você é do tipo que não costuma ir à sinagoga para rezar, comece a fazê-lo. Caso já possua o hábito de ir ao shul, empenhe-se em continuar desta forma. Retorne sempre.
Funciona!

     
 
top