O Supremo Santuário

indice
     
08.08.2003 - 10 de Av de 5763
     
 

Nossa fé na redenção nunca vacila, e o pranto em Tisha B’Av não faz efeito até que Tisha B’Av realmente chegue.

No final da tarde anterior a Tisha B’Av, Rabi Levi Yitschac de Berdichev ficou na janela, e mesmo quando foi informado que as pessoas estavam se reunindo na sinagoga para ler o Livro das Lamentações, permaneceu na janela. Somente quando ficou totalmente escuro ele deixou a janela, dizendo: "Mashiach não veio. Não temos outra opção, a não ser observar o jejum de Tisha B’Av."

Um mestre chassídico não podia ser distraído de seu incessante lamento na noite de Tisha B’Av, e os chassidim estavam temerosos de que este pranto sem fim fizesse sua alma partir de seu corpo. Chamaram então um membro do grupo muito habilidoso no trato com as pessoas, para tentar afastar o Rabi de seu profundo lamentar.

O chassid entrou no estúdio do Rabi e disse: "Vejo que o Rabi está chorando porque o Santuário foi queimado até o chão. Bem, pode parar de chorar agora mesmo. É verdade, o edifício se foi, mas a propriedade ainda vale cada centavo!"

O Rabi parou de chorar. Sim, o Santuário que havia certa vez se foi, mas o lugar sagrado está intacto, esperando pela reconstrução do Terceiro e definitivo Santuário.

     
 
top