A dieta do Rambam

indice
     
23.05.2003 - 21 de Iyar de 5763
     
 

Um tsadic, extremamente meticuloso para não proferir sequer uma palavra falsa, foi certa vez visitar um dos membros da comunidade, e encontrou a família em meio a uma refeição. O homem cumprimentou o tsadic e seu acompanhante, convidando-os a compartilhar o almoço.

Um olhar à escassa comida sobre a mesa mostrou ao tsadic que mal havia o suficiente para a família, e que esta partilha prejudicaria as porções. Mesmo assim, não quis recusar-se de uma forma que traísse o motivo de sua relutância, para não constranger o anfitrião.

"Desculpe-me, mas não posso juntar-me a vocês – disse o tsadic – "pois estou sob ordens restritas de um médico para não comer".

Seu acompanhante ficou surpreso, sabendo que o tsadic preferia morrer a falar uma inverdade. Depois de saírem, perguntou ao tsadic por que este tinha mentido.

"Não menti completamente" – declarou o tsadic. "É fato conhecido que o Rambam (Maimônides) foi um grande médico. O Rambam decreta que não se deve partilhar uma refeição que não é suficiente para quem convida. Portanto, eu estava sob ordens médicas para não comer."

     
 
top