Sobre pecados e peixes

indice
     
16.05.2003 - 14 de Iyar de 5763
     
 

É uma tradição servir peixe nas refeições do Shabat, e várias razões foram dadas para este costume. Talvez possamos adicionar uma perspectiva à lista.

Alguém certa vez zombou de um judeu que estava desempenhando o ritual Tashlich, no qual a pessoa atira simbolicamente suas transgressões na água. "Se você jogar seus pecados no oceano" – disse o zombador – "sem dúvida serão comidos pelos peixes. Quando você se servir de peixe no Shabat, terminará por ingerir os mesmos itens dos quais tentou se livrar."

"Não é bem assim" – replicou o homem após um momento de reflexão. "Você parece ter esquecido (ou talvez nunca soubesse) que quando uma pessoa faz teshuvá (arrependimento) por amor e devoção a D’us, os pecados em questão são convertidos em méritos. Quando o peixe consome aquilo que lhe foi atirado, tudo já recebeu uma nova identidade, e é com satisfação que partilhamos de nossa pescaria."

A mensagem inerente a peixe na refeição do Shabat é que devemos estar cônscios de que corrigindo as falhas do passado, e aprendendo a não repeti-las, elas se tornam lições valiosas, e experiências positivas e úteis. Que poderes extraordinários possuímos.

     
 
top