O grande Shabat

indice
     
11.04.2003 - 09 de Nissan de 5763
     
 

Quando o prisioneiro [Israel] deixou sua masmorra [Egito] pela liberdade… Tu os revigoraste com a lei do Shabat, um dia de repouso (prece do Shabat anterior a Pêssach).

O Shabat anterior a Pêssach é chamado Shabat Hagadol, ou o Grande Shabat,

O Midrash declara que no Egito Moshê conseguiu assegurar um dia de repouso semanal para os judeus escravizados, argumentando que isso os tornaria mais produtivos nos outros dias da semana. Os judeus, então, guardavam o Shabat noi Egito, conhecido como "O Dia de Moshê".

Porém o Shabat é muito mais que um dia de repouso físico. É um dia de prece e meditação, no qual a pessoa, livre da preocupação com o trabalho, pode contemplar o propósito de sua existência, e aquilo que deseja fazer com sua vida.

Estes são conceitos apropriados a uma pessoa livre. Escravos não podem se dar ao luxo de escolher suas metas e determinar seus objetivos. Seu destino é determinadopelo amo.

O Shabat na véspera da libertação foi diferente do Shabat anterior. Este não era mais um dia de descanso para escravos exaustos, mas um dia de elevação espiritual para as pessoas que são livres. Este de fato foi um Grande Shabat.

     
 
top