Um dia a cada vez

indice
     
21.03.2003 - 17 de Adar II de 5763
     
 

Dentre os numerosos milagres do Êxodo, um dos maiores foi a transformação de um povo escravizado por séculos, vivendo com uma mentalidade escrava, em um povo que era "uma nação de sacerdotes e um povo sagrado" (Shemot 19:6). Como se deu esta transformação?

Do Êxodo à revelação no Sinai, passaram-se sete semanas. Paralelo a isso, temos a mitsvá da Contagem do Ômer a partir do dia após a celebração do Êxodo até o dia no qual celebramos a revelação no Sinai. Durante sete semanas, contamos cada dia: Hoje é o primeiro dia do Ômer, hoje é o segundo dia do Ômer, etc.

Desenvolver uma nação espiritual a partir de um grupo de escravos recém-emancipados é uma tarefa que parece beirar o impossível.

Porém, é impossível somente se a pessoa tentar abarcar tudo de imediato. Se alguém puder trabalhar na espiritualidade "um dia por vez", e fazer hoje apenas aquilo que precisa ser realizado hoje, o impossível torna-se possível.

Como ocorreu com a geração do Êxodo, assim ocorre conosco. Devemos dividir o tempo em segmentos com os quais possamos lidar, e viver um dia de cada vez.

     
 
top