A lição de Purim

indice
     
14.03.2003 - 10 de Adar II de 5763
     
 

Meu D'us, meu D'us, por que me abandonaste? Tu te distanciaste da minha salvação, das palavras da minha prece (Tehilim 22:2).

O Talmud declara que o Salmo 22 foi a prece de Esther na história de Purim, quando ela se aproximou do trono para implorar por seu povo.

Os primeiros vinte e dois versículos deste capítulo são um doloroso grito de angústia. Por que D'us não responde? Por que Ele veio em ajuda a nossos antepassados, mas agora nos abandona às forças do mal? Por que D'us, que tem nos sustentado desde que nascemos até o dia de hoje, agora nos deixa perecer?

Então, nos versículos 23 ao 32, há uma mudança abrupta. D'us nunca ignora os gritos dos aflitos. Continuaremos a entoar Seus louvores e falar sobre Sua salvação.

Esta é uma prece poderosa. Talvez estejamos nos sentindo desesperançados e abandonados, mas devemos nos lembrar que nunca há motivo para o desespero. Sempre existe esperança. Não importa o quanto estejamos tristes, viveremos para proclamar a grandeza de D'us. Esta é a história dos judeus, e tudo que é verdadeiro sobre a nação é verdadeiro também para cada indivíduo em particular.

     
 
top