Humildade

indice
     
17.01.2003 - 14 de Shevat de 5763
     
 

O Báal Shem Tov costumava contar a seguinte história:

Havia um homem rico que estava sempre triste. Qualquer desapontamento tornava-se uma catástrofe para ele. Se não ganhasse aquilo que desejava, sentia que estava indo à falência.Quando se lembrava de algum incidente no qual não recebera a honra que julgava merecer, lamentava-se durante dias. Ficava o tempo todo antecipando as coisas horríveis que iriam lhe acontecer.

Um sábio percebeu como o homem rico estava deprimido. Este abriu seu coração ao sábio. "Escute" - disse o sábio - "seus problemas brotam de sua vaidade. Acredita que tudo lhe é devido. Qunado as coisas não acontecem do jeito que quer, fica deprimido. Aprenda a ser humilde, e seu sofrimento irá embora."

O magnata aceitou estas palavras ao pé da letra. Começou a vestir-se de trapos, passava a pão e água, e em vez de aproveitar sua carruagem, caminhava atrás dela, dizendo: "Sou humilde, sou humilde."

Ao encontrar novamente o sábio, o homem lhe contou o que vinha fazendo. "Não, não!" disse o sábio. "Esta é a pior forma de vaidade, pensar que é humilde. Coma iguarias, vista as melhores roupas, e viaje em sua luxuosa carruagem, mas perceba que você não é nada. Aí sim, será um homem humilde."

     
 
top