Palavras sábias

indice
     
27.12.2002 - 22 de Tevêt de 5763
     
 

Rabi Akiva, um dos mais destacados sábios do Talmud, era analfabeto quando jovem. Trabalhava para o abastado Kalba Savua, cuja bela filha, Rachel, reconheceu o potencial em Akiva e ofereceu-se para desposá-lo se ele adotasse o estudo de Torá. Kalba Savua ficou furioso, e expulsou a ambos. O casal vivia em abjeta pobreza.

Akiva foi então para Jerusalém e logo se destacou no estudo de Torá, terminando por atrair muitos discípulos. Depois de doze anos, voltou para casa com um séquito de seguidores.

Akiva entreouviu um vizinho admoestando sua esposa por permitir que o marido ficasse ausente por tanto tempo, e Rachel respondeu: "Eu concordaria que ele se ausentasse por mais doze anos, para aperfeiçoar seu estudo de Torá." Isso foi exatamente o que Rabi Akiva fez.

Anos depois ele voltou, acompanhado por uma multidão de alunos. Quando Rachel aproximou-se para saudá-lo, os estudantes a impediram de chegar perto do mestre. As palavras de Rabi Akiva a seus discípulos são imortais. "Tudo que sei da Torá, e tudo aquilo que vocês sabem da Torá, podemos atribuir a ela."

     
 
top