De todo o coração 
indice
     
06.12.2002 - 01 de Tevêt de 5763
     
 

O Báal Shem Tov demonstrava muito carinho pelas pessoas simples. Sentia que sua piedade e devoção a D'us era sincera.

Certa vez, o governo expediu um de seus numerosos decretos anti-semitas. Os judeus reuniram-se na sinagoga para rezar pela Divina misericórdia, para que os decretos fossem revogados. Era a sinagoga onde o Báal Shem Tov liderava as preces. Os lamentos e as ardentes preces de Tehilim eram de partir o coração. A atitude do Báal Shem Tov era solene. Estava evidente que ele sentia que as preces não estavam sendo bem recebidas. "Existe algum obstáculo para que nossas orações ascendam até D'us" - disse ele, e pediu que a congregação intensificasse as preces.

De repente, ouviu-se a voz de uma mulher acima das orações. "Pai Celestial!" disse ela. "Sou mãe de sete filhos. Quando eles choram por comida e nada tenho para lhes dar, meu coração fica partido. Eu faria tudo no mundo para conseguir comida para eles. E Tu, Pai Celestial, escutas os gritos de milhares de Teus filhos implorando por ajuda. Tu és Todo Poderoso. Podes realizar tudo. Como podes não responder aos gritos de Teus filhos?"

O rosto do Báal Shem Tov resplandeceu. "Nossas preces romperam todos os obstáculos. Tenho certeza de que o perverso decreto será revogado."

Este tipo de sinceridade simples e pura era muito cara ao coração do Báal Shem Tov.

     
 
top