Yud Tet Kislêv
indice
     
22.11.2002 - 17 de Kislêv de 5763
     
 

Este domingo é um dia de boas novas. É 19 de Kislêv, data da milagrosa libertação da prisão russa do primeiro Rebe de Chabad, Rabi Shneur Zalman de Liadi, em 5559 (1798).

O Movimento Chassídico foi estabelecido quando seu fundador e primeiro líder, Rabi Yisrael Báal Shem Tov, revelou-se em 18 de Elul, 5494 (1734). Num curto espaço de tempo, o Báal Shem Tov teve êxito em ampliar este Movimento a uma grande magnitude. O mesmo se aplica a seu sucessor, Rabi DovBer, o Maguid de Mezeritch, no segundo período da Chassidut. Na terceira geração, os discípulos do Maguid criaram vários locais e se dedicaram a difundir a Torá e seu sistema.

A mais difícil responsabilidade em difundir a Chassidut neste período foi aceita pelo discípulo mais jovem do Maguid, Rabi Shneur Zalman (5505-5573/1745-1812). Fundou o Movimento Chabad-Lubavitch e difundiu ensinamentos chassídicos entre os judeus da Rússia, Polônia e Lituânia, apesar de sofrer forte oposição.

O Rebe foi abençoado com as qualidades inatas de um líder incomum. O homem de gênio, de intenso entendimento, cujas profundas emoções foram refinadas por seu claro intelecto, cujas chamas de devoção e messirut nefesh (auto-sacrifício) eram controladas por sua mente arguta - era a pessoa certa para assumir a liderança e levar em frente os ensinamentos de seus mestres.

Combinava em si a verdadeira humildade e grandeza - humildade em sua vida pessoal e perfeita grandeza em Torá e em sua transmissão ao povo judeu.

Que seu mérito nos acompanhe.

     
 
top