Dia 12 de Tamuz  
indice
     
14.07.2000 - 11 de Tamuz de 5760
     
 

Dia 12 de Tamuz (1880), que este ano cai no dia 15 de julho, é lembrado como o dia do nascimento do Rebe Anterior, Rebe Yossef Yitschac Schneerson, e esta mesma data em 1927, celebra sua libertação do exílio na Sibéria. Seu pai, pessoalmente, assumiu sua educação, e mesmo quando viajava orientava professores para cuidar do filho. Com apenas 11 anos de idade, o Rebe já havia sido preso por ter ajudado um outro judeu no mercado. E a sétima vez em que ele foi preso culminou nesta alegre data de 12 de Tamuz.

No ano de 1897, seu pai teve a idéia de transferir-se e ir morar na Terra de Israel. Os chassidim então logo começaram a perguntar-lhe: "Quem irá dirigir a gente?", ele respondeu, "Estou deixando ele!", e apontou para seu filho, que na época tinha apenas 17 anos, acrescentando: "Ele guiará vocês!". Através de seu exaustivo trabalho em prol do judaísmo e seu florescimento na Rússia, o Rebe acabou sendo preso e levado a inúmeros interrogatórios. Certa vez, ao ser convocado para a sala do diretor, o Rebe entrou desafiando a todos, dizendo - "É a primeira vez que entro em uma sala e ninguém se levanta em sinal de respeito"- então um dos agentes indagou-lhe - "O senhor sabe onde se encontra?"- "Sim," respondeu imediatamente o Rebe, "num ambiente que é isento de uma mezuzá, como um banheiro ou um estábulo".

Ao ser condenado a trabalhos forçados na Sibéria, na hora de entrar no trem, o Rebe fez um discurso dramático, bem na frente de todos os agentes e policiais e disse: "D'us nos prometeu que nunca nos abandonará e não foi pela nossa vontade que fomos para o exílio e não será com a nossa capacidade que sairemos dele. D'us fez e fará tudo isto e que todos os povos do mundo saibam, que apenas nosso corpo foi para o exílio, e não nossa alma. E que saibam todos que ninguém é capaz de impôr algo contra a Torá e mitsvot em nossa vida".Em 1941, o Rebe chegou aos Estados Unidos e iniciou-se um novo capítulo completamente diferente na história do judaísmo e de lá, para o mundo todo. A primeira frase do Rebe ao chegar aos Estados Unidos foi: "A América não é diferente. "- E lá ele se dedicou com aquele mesmo espírito de empenho e sacrifício do qual hoje colhemos os resultados.

       
 
top