Porção Semanal: Pinechas
  Versículo 25:11
       
 

"Pinechas, o filho de Eleazar, o filho de Aharon, o sacerdote..."

Por que D'us refere-Se a Pinechas como "filho de Eleazar, o filho de Aharon"? Porque as tribos de Israel estavam zombando dele, dizendo: "Você viu este 'filho do engordador', cujo pai da mãe (Yitrô) engordava bezerros para sacrifícios idólatras, e agora vai e mata um príncipe em Israel?" Portanto, D'us traça sua linhagem até Aharon. (Talmud, Sanhedrin 82b)

Poucas profissões são tão cruéis e desumanas como a engorda de bezerros para o abate. Portanto, quando Pinechas matou Zimri, muitos disseram:

"Olhem para este santo zelote! Age como se motivado pelo seu desejo ardente de vingar a honra de D'us, mas na verdade apenas encontrou um 'santo' escape para sua natureza cruel e violenta. Afinal, está em seu sangue - olhe só para seu avô materno..."

Portanto, D'us o descreveu como "Pinechas, o filho de Eleazar, o filho de Aharon" para atestar que em caráter e temperamento, ele realmente "puxou" seu avô paterno, o compassivo e pacífico Aharon.

A verdadeira grandeza de Pinechas está nele ter agido em flagrante contraste com seus instintos inatos, dominando sua natureza para trazer a paz entre D'us e Israel. (Rabi Menachem M. Schneerson)

Conflito

O fundador do Chassidismo Chabad, Rabi Shneur Zalman de Liadi, declarou certa vez: "O ponto principal do chassidismo é que o homem transforme a natureza de seu caráter."

Um chassid certa vez reclamou ao neto de Rabi Shneur Zalman, Rabi Menachem Mendel de Lubavitch: "Rebe, não sei o que fazer. Não tenho desejo ou prazer no estudo de Torá."

"Isso é fantástico!" replicou Rabi Menachem Mendel. "De fato, você é um homem de sorte. Mas o que devo eu fazer a respeito do meu forte desejo de aprender...?!"

     
   
top