Porção Semanal: Vayak'hel e Pecudê
  Versículo 35:2
       
 

"Por seis dias, o trabalho será feito..."

A Torá se expressa na voz passiva "trabalho será feito" em vez de usar a voz ativa "trabalhe." Isso é para nos ensinar a atitude adequada para com os objetivos de nosso dia de trabalho: os envolvimentos mundanos necessários da vida devem ser abordados de maneira trivial e não entusiástica... (Rabi Menachem Mendel Schneerson, o Lubavitcher Rebe)

Uma questão de gosto

Rabi Shlomo de Karlin era esperado na casa de Rabi Shneur Zalman de Liadi. Porém sua visita deu ensejo a uma disputa entre a mulher do Rebe e a filha, Freidke. Por muitos anos, Freidke fora a encarregada da cozinha da casa; desta vez, em honra ao importante convidado, a Rebetsin queria retomar a cozinha. Citou direitos adquiridos pela idade e direitos de dona da casa.

A filha argumentou que como sempre cozinhava, não era justo que esta tarefa lhe fosse tirada justo agora que se esperava um hóspede tão ilustre.

O caso foi levado para arbitragem de Rabi Shneur Zalman, que ofereceu o seguinte acordo: a Rebetsin prepararia a comida, mas Freidke colocaria o sal. Como a comida seria completamente insossa sem sua contribuição, o privilégio de alimentar Rabi Shlomo seria igualmente seu.

Quando o tão disputado prato finalmente chegou à mesa... Rabi Shlomo foi incapaz de continuar comendo após a primeira colherada. A força do hábito de décadas havia feito a Rebetsin salgar a comida sem ao menos perceber, e Freidke, claro, não havia deixado de cumprir sua tarefa. O resultado foi simplesmente impossível de engolir.

Mas a história salgada deste prato indefeso estava longe de seu final: desta vez pela própria mão de Rabi Shneur Zalman. Ao perceber o prato negligenciado em frente ao hóspede, o Rebe deduziu que talvez a comida não estivesse suficientemente salgada para o paladar de Rabi Shlomo.

Finalmente, Rabi Shneur Zalman perguntou ao Rabi Shlomo por que não estava comendo. Este replicou que a comida estava salgada demais para comer. Surpreso, Rabi Shneur Zalman tirou outra colherada de seu próprio prato e engoliu pensativamente. "Sabe," disse ele, "está mesmo."

"Desde a hora em que viajei a Mezeritch para meu Rebe," explicou Rabi Shneur Zalman, "não senti mais o gosto de comida."


Versículos 39:33-43

"E eles trouxeram o Santuário a Moshê, a tenda e todos os móveis, seus pegadores, suas pranchas, suas barras, seus pilares, seus alicerces...

"E Moshê viu toda a obra, e eis que a fizeram como D'us havia ordenado... e Moshê os abençoou..."

"E Moshê os abençoou" - Ele disse: "Que seja a vontade de D'us que Sua presença habitará na obra de suas mãos." (Comentário do Rashi)

Freqüentemente, a pessoa sente-se inadequada face a um desafio espiritual e pode argumentar que simplesmente não está equipada para atingir elevadas conquistas. Por exemplo, pode argumentar que enquanto a perfeição de seu comportamento é uma questão de escolha e violação, ele carece da força mental e emocional de transformar seu caráter. Isso, ele afirma, é melhor deixado para indivíduos de uma estatura espiritual mais alta que ele próprio.

Diz a Torá: Faça a sua parte. Aplique-se a construir o edifício externo, e o Todo Poderoso providenciará a alma para ali habitar. Faça o melhor possível para transformar-se num recipiente adequado, e D'us irá enchê-lo com os recursos sublimes que agora lhe parecem tão fugidios. (Rabi Shneur Zalman de Liadi)

Hipocrisia

Certa vez, um determinado indivíduo foi classificado por Rabi Shneur Zalman de Liadi como hipócrita. "Ele se considera um chassid," disseram ao Rebe, e "assumiu todos os tipos de costumes e práticas piedosas. Age como se fosse um verdadeiro santo. Mas é todo superficial - internamente, sua mente e seu coração são tão rudes e grosseiros como sempre."

"Bem," disse o Rebe, "neste caso, que ele encontre o final que o Talmud prediz para este tipo de pessoa."

Os 'informantes' ficaram desapontados. Tinham apenas desejado 'advertir' o Rebe sobre aquela pessoa. Mas agora, que tipo de calamidade havia o Rebe atraído sobre o homem?

Rabi Shneur Zalman explicou: na Mishná final do tratado Pe'a, o Talmud discute os critérios para um mendigo ser apto a receber caridade. A seção conclui com a advertência: "Aquele que não é manco ou cego mas age como se fosse, não morrerá de velhice até que se torne de fato cego ou manco."

"Da mesma forma," concluiu o Rebe, "aquele que afeta ser mais do que é em assuntos de integridade e devoção, terminará por descobrir que aqueles traços se tornaram entranhados em seu caráter e em seu próprio ser."

     
   
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