.
 

O Tanya - parte 45

índice
 
 

Enganar a Si Mesmo

Antes de uma criança nascer neste mundo, sua alma é obrigada a fazer um juramento de que será um tsadic. Para isso, a alma é nutrida e saciada com os poderes espirituais que lhe possibilitarão cumprir a missão para a qual ela desceu ao mundo físico. A esse respeito, nossos Sábios oferecem conselhos indispensáveis: "Mesmo que o mundo todo diga que você é um tsadic, seja como um perverso a seu próprio ver."

Desta declaração, entendemos que mesmo se todos aqueles a examinarem a conduta de alguém chegarem à conclusão que é um tsadic, ele, pessoalmente, não deveria enganar-se e aceitar isso como verdade. Além disso, mesmo que ele próprio tenha considerado a maioria de seus atos como "afastando-se do mal e fazendo o bem", e pareça a ele que é de fato um tsadic, não deveria permitir que este conhecimento crescesse até ficar fora de proporções. Em vez disso, deveria ser "como se fosse um perverso em sua própria opinião". Não, D’us não o permita, que ele seja de fato um perverso, pois se ele sentir que é perverso, isso o fará com que se torne deprimido. Deve ser apenas como se ele fosse perverso em sua própria estimativa. Esta descrição se apropria a uma pessoa cuja conduta é boa, mas cujo ser interior é bastante similar ao de um perverso. Ou seja, o benoni.

O Inimigo se Fortalece

Parece lógico afirmar que o benoni que ainda não conseguiu destruir seu yetser hará é obrigado a ficar num estado de eterno alerta. Embora ele tenha triunfado sobre seu yetser hará, e tenha conseguido deixá-lo de lado, não há prova de que o mal dentro dele esteja ao menos parcialmente anulado. A pessoa comum que levanta pela manhã, reza e separa um tempo para estudar, e depois vai para seu negócio – tal pessoa deveria estar cônscia de que, mesmo que domine o mal dentro de si, mesmo assim este permanece no lugar e conserva sua força original. Não é apenas que o mal ainda espreita no lado esquerdo de seu coração. Sua atividade é extensiva em despertar desejos de todos os tipos de prazeres mundanos. Qualquer falta de atenção às verdadeiras capacidades de seu inimigo é passível de resultar em desastre. Qualquer auto-engano em avaliar o próprio nível espiritual pode provocar uma cessação do estado de guerra, e a pessoa estará inadequadamente preparada. Os resultados dessa negligência não precisam de explicação.

No capítulo 13 do Tanya, Rabi Shneur Zalman explica que uma pessoa precisa estar consciente de que embora possa conseguir superar o mal dentro de si todas as vezes, mesmo assim é possível que com a passagem do tempo o mal dentro dele fique mais forte e mais poderoso. De fato, isso ocorre de maneira natural e sem sofisticação – com uma pessoa ativando seus maus impulsos por meio de excesso de comida e bebida, e outros prazeres desse mundo.

A idéia acima mencionada é de fato um princípio geral. Assim como uma faculdade física que é constantemente exercitada desenvolve-se e se fortalece, assim também com as faculdades espirituais da pessoa. Além disso, é irrelevante para qual propósito elas são usadas. Quando são usadas, elas se fortalecem. Em nosso caso, a pessoa deve saber que estudar Torá e cumprir os preceitos não têm o poder de impedir a alma animalesca de desenvolver-se e ficar mais forte pelo constante uso em conceder suas necessidades físicas como comer, beber e similares.
E um lutará contra o outro

Segundo o Tanya, mesmo aqueles que dedicam toda sua vida ao serviço espiritual não estão protegidos ou imunizados contra as forças da alma animalesca. Nem mesmo aquele que deseja a Torá de D’us, que estuda dia e noite por seu próprio mérito, não tem provas de que o mal foi desalojado. É importante enfatizar que embora a alma animalesca esteja propensa a consentir na conduta de eruditos, não tendo escolha neste assunto, a luz da Torá e todas as revelações celestiais que são atraídas por meio deste aprendizado afetam apenas sua alma divina que é parte de D’us aqui em baixo. Não possuem influência alguma em sua alma animalesca, no entanto, que permanece fiel a sua própria vontade e aspirações.

Mesmo um benoni que reza o dia inteiro, ou seja, ele experimenta a sagrada vitalidade de suas preces durante todo o dia, deveria também estar consciente de que o mal dentro de si está apenas "adormecido" durante o dia, mas que não foi completamente eliminado de dentro dele. Quem pode saber se o yetser hará pode irromper com novas energias se for despertado, assim como Yaacov e Essav sobre quem a Torá afirma: "E um lutará contra o outro." Eles não se igualarão em grandeza, e quando um subir o outro cairá. Isso aplica-se também à guerra das almas no serviço espiritual de uma pessoa. No auge de seu status de elevada espiritualidade, uma pessoa deve levar em consideração que embora o yetser hará esteja de fato num estado de fraqueza na hora da prece, mesmo assim, depois da hora da prece é provável que desperte outra vez. Então brotará renovado e revitalizado por seu repouso!

     
   
top