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O Resultado da Guerra
O Talmud declara que
os justos são julgados pelo yetser hatov, a boa inclinação,
e os perversos pelo yetser hará, a má inclinação.
Aqueles ao nível de benoni "são julgados por ambos".
No capítulo 13 do Tanya, Rabi Shneur Zalman explica que Nossos
Sábios usaram a expressão "juízes" e "julgamento"
para nos dar uma descrição precisa da maneira pela qual
estas duas inclinações funcionam no homem.
As inclinações no homem não são como ditadores
que têm autoridade absoluta sobre a "cidadezinha", onde
cada expressão da vontade é na realidade um comando a ser
cumprido. Ao contrário, cada inclinação é
simplesmente "um magistrado ou juiz que expressa sua opinião
no assunto sendo examinado. Cada juiz, mesmo que seja uma opinião
solitária, deve explicar seu argumento. Pois dessa maneira é
possível que ele convença seus colegas de que sua opinião
está correta, e eles aceitem seu ponto de vista. Mesmo assim, cada
juiz está consciente de que sua opinião não é
necessariamente definitiva, pois é possível que o veredicto
seja de acordo com os outros juizes, cujo privilégio é discordar
dele.
Segundo esta analogia, podemos entender que as ações de
uma pessoa não dependem de suas inclinações, pois
elas não podem forçar suas opiniões sobre ele. Podem
apenas mostrar-lhe seus respectivos pontos de vista. Há também
outros fatores que influenciam uma pessoa, e pode ser que estes estabeleçam
o caminho que ele seguirá.
A natureza da batalha
A declaração de Nossos Sábios de que um benoni é
julgado pelas suas duas inclinações sugere que o conflito
entre as inclinações existe somente num benoni, pois o tsadic
exterminou seu yetser hará e somente o yetser hatov pronuncia seu
julgamento. Ele não tem motivações contraditórias.
Exatamente da maneira oposta, um rasha que está perto do pecado,
ouve somente a opinião de seu yetser hará.
No benoni, porém, há duas opiniões opostas sendo
expressas. Apesar disso, na guerra entre as inclinações
de uma pessoa não há discussão ou briga entre elas.
Também não há qualquer concessão. A alma Divina
jamais concordará com os maus aspectos de sua alma animalesca,
e da mesma forma, o mal de sua alma animalesca não aceitará
a opinião do bem de sua alma Divina. Cada uma das duas almas tenta
sobrepujar sua colega, e convencer a pessoa a realizar seu desejo específico.
Na luta das inclinações num benoni, a má inclinação
expressa sua opinião no lado esquerdo do coração,
e consegue despertar os desejos adormecidos da alma animalesca residindo
no coração. Como resultado, pensamentos de pecado sobem
do coração para o cérebro, para serem avaliados.
No entanto, "ele é imediatamente desafiado pela alma Divina
[que reside] no cérebro, que se expande até o lado direito
do coração onde mora o yetser tov."
Assim, o benoni recebe opiniões opostas. Após cada uma dessas
ter sido ouvida, é necessário arbitrar entre elas. Esta
decisão é obviamente um estágio mais avançado
no processo inteiro da ação precedente.
Como é Tomada a Decisão?
Nem todos os benonim podem ser classificados numa só categoria,
embora seja verdade que, na hora da prece, o amor a D’us arda como
uma chama de fogo no coração de todo benoni, e o mal dentro
dele adormeça. No entanto, após a hora da prece, existem
aqueles cuja prece deixa neles uma impressão duradoura por todo
o dia, como se gravada no cérebro, pois eles rezaram apropriadamente,
ao passo que com outros a impressão de suas preces desaparece logo
em seguida.
Agora, o precedente tipo de benonim consegue sobrepujar os desejos de
sua má inclinação através da vontade no cérebro,
"pois o homem assim foi criado desde o nascimento, e toda pessoa
pode, com o poder da vontade em seu cérebro, restringir-se e controlar
a ânsia dos desejos de seu coração, impedindo que
estes desejos se expressem em ações, palavras e pensamentos."
A segunda categoria de benoni, no entanto, deve confiar na ajuda do Alto
para ativar o poder da vontade no cérebro, para que eles possam
realmente decidir em favor do yetser hatov. Como disseram Nossos Sábios:
"Não fosse a ajuda do Todo Poderoso, ele não conseguiria
dominá-lo [o yetser hará]."
A essência desta ajuda do Alto é explicada por Rabi Shneur
Zalman como sendo "o brilho da luz Divina que ilumina sua alma Divina,
para que esta possa adquirir superioridade sobre as tolices do 'tolo',
a má inclinação, como a superioridade da luz sobre
a escuridão". Nossos Sábios declaram que, "uma
pessoa não transgride, a menos que o espírito da tolice
entre nela." Os ensinamentos chassídicos explicam de maneira
mais profunda. Para assegurar que suas reações e posição
estão corretas, a pessoa deve adquirir o entendimento e opinião
adequados, pois "onde não há conhecimento, como pode
haver distinção entre uma coisa e outra?" Aquele que
está determinado a não cair no pecado, mas cujo status espiritual
do momento é que sua mente ainda não domina seu coração,
é auxiliado pelo Eterno, bendito seja, que lhe fornece a perspectiva
apropriada, pela qual ele pode distinguir entre a luz e a escuridão,
e caminhar ao longo da trilha correta do serviço Divino.
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