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As
Faculdades e vestimentas da alma
Qualquer pessoa que mergulhe profundamente nos ensinamentos de Chabad
terá às vezes a impressão que está estudando
psicologia. Acima de tudo, estes ensinamentos explicam temas e conceitos
relacionados ao pensamento e modo judaico de vida, e nos guia aos níveis
mais sublimes de nosso serviço a D’us. Apesar disso, quase
incidentalmente, somos ensinados a reconhecer a alma e entender sua composição.
Pois se não fosse esse o caso, teríamos grande dificuldade
para entender muitas outras coisas, como qual o efeito que o estudo de
Torá tem sobre a alma, e de modo contrário, quais são
as conseqüências negativas para uma alma que transgride os
mandamentos da Torá.
Num sentido geral, os componentes do corpo humano podem ser divididos
em diversas categorias: os membros externos, os órgãos internos,
e aqueles membros e órgãos vitais dos quais depende a vida
da pessoa. A mesma idéia é verdadeira sobre a alma como
uma entidade espiritual. Podemos distinguir a essência da alma,
as faculdades e qualidades da alma – ou seja, o intelecto e as emoções
– e as três "vestimentas da alma" – pensamento,
fala e ação.
A alma e suas faculdades
Embora a alma possua faculdades intelectuais e poderes emocionais, não
são a essência da alma. Ao contrário, eles podem ser
descritos como apenas uma radiância ou reflexo da alma. A essência
da alma está muito além de qualquer um de seus poderes ou
faculdades. Da mesma maneira que o cérebro físico de uma
pessoa é apenas um "recipiente" ou meio para as faculdades
intelectuais da alma humana, assim também a faculdade intelectual
da alma é simplesmente um "recipiente" para a essência
muito maior da alma.
Não deve ser presumido que o intelecto é a essência
da alma, pois ao passo que a alma em si não passa por mudanças,
o intelecto experimenta muitas e variadas mudanças. A capacidade
intelectual de uma criança não pode ser comparada à
de um adulto, pois "[com a passagem de] muitos dias [crianças]
falarão, e [após] muitos anos [um homem] adquire sabedoria."
Além disso, às vezes a mente de uma pessoa está lúcida,
e em outras vezes está confusa. Estas mudanças que ele sofre
não são experimentadas pela alma.
As "vestimentas" da alma
Além das acima mencionadas faculdades intelectuais e emocionais
da alma, a alma também possui três poderes auxiliares. São
o pensamento, fala e ação, que são chamados "vestimentas"
– um título descritivo que expressa sua natureza e singular
funcionamento em diversos níveis.
A comparação desses poderes da alma a vestimentas revela
uma idéia importante: assim como as roupas de uma pessoa não
são parte de seu corpo, mas mesmo assim expressam sua personalidade
e retratam o papel que ela desempenha na sociedade e o trabalho que faz,
etc, e afetam a maneira das pessoas se relacionarem com ela, assim também
as "vestes" espirituais da sua alma. A eficácia e utilidade
de pensamento, fala e ação são que eles revelam suas
faculdades interiores ocultas. Por meio do pensamento uma pessoa revela
seu entendimento e outros atributos intelectuais, e suas emoções
a si mesmo. A fala revela estas qualidades a outros, e por meio da ação
ele aplica seus talentos ao mundo físico.
Além disso, da mesma maneira que as roupas beneficiam aquele que
as veste (além de ser um benefício a sua associação
com outros), assim também as vestes espirituais do pensamento,
fala e ação são benéficos à própria
pessoa, além de serem meios de comunicação. Pois
quando uma pessoa se expressa por meio da fala, acrescenta à própria
iluminação intelectual e emocional. Por meio da ação
ele completa e torna real aquilo que era possível apenas potencialmente.
E se não fosse pelo pensamento, as faculdades intelectuais de uma
pessoa ficariam escondidas até dela mesma.
Deve-se destacar que do ponto de vista da alma de uma pessoa, seu intelecto
e emoções são faculdades introspectivas, dirigidas
para seu íntimo, unidas com sua alma. Ao contrário, as "vestes"
da alma de uma pessoa expressam somente suas realizações,
e a vitalidade investida nelas é apenas superficial. Portanto,
quando uma pessoa sublima suas emoções, por exemplo, transforma
sua apreciação dos deleites materiais em amor a D’us,
realiza uma profunda mudança interna em sua alma. No entanto, qualquer
mudança nas vestes externas de sua alma – tais como mudar
do pensamento para a fala, ou de um assunto intelectual a outro –
não realiza uma importante transformação de caráter.
Claramente, no presente contexto, Rabi Shneur Zalman indica que as "vestimentas
da alma" referem-se apenas a pensamento, fala e ação
que são ativados em assuntos de santidade. Sua eficácia
e utilidade é que eles possibilitam que a alma realize o que não
poderia conseguir por si mesma. como será explicado.
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