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Todos
os Homens são Iguais?
O No segundo capítulo do Tanya, Rabi Shneur Zalman explica que
as almas dos judeus se originam na fonte idêntica: "Assim como
um filho é derivado do cérebro de seu pai, assim também
é a alma de todo judeu derivada do pensamento e sabedoria de D’us."
Tendo isso em vista, no entanto, como explicamos que nem todas as almas
são do mesmo nível espiritual?
Todos os homens não são criados iguais. Nossos Sábios
dizem: "Assim como as características dos homens diferem,
assim também suas opiniões." E assim como as pessoas
diferem no aspecto físico, na capacidade intelectual e nos traços
de caráter, também diferem na natureza de sua alma. Estas
diferenças estão expressas na medida da Divina revelação
que cada alma é capaz de absorver. Uma alma mais elevada é
aquela capaz de conter uma maior revelação da Divindade;
uma alma de estatura espiritual menor pode conter menos luz Divina, menos
santidade. Dessa maneira, evoluem "miríades de diferentes
gradações de almas, categoria após categoria, até
o infinito."
Níveis diferentes
De modo geral, pode-se fazer uma distinção entre almas elevadas,
como a dos Patriarcas e a de Moshê nosso mestre, e as almas que
são reveladas "em nossas gerações [que pertencem
ao] período precedendo a vinda de Mashiach".
É explicado na Cabalá que Adam, o primeiro homem, possuía
uma alma universal, que incluía em si todas as almas dos judeus
das gerações futuras. Algumas das almas eram da categoria
mais elevada – o nível da cabeça e do cérebro;
almas de um nível inferior estavam incluídas nos outros
membros; e as almas no período precedendo a vinda de Mashiach são
do nível dos calcanhares do pé. E assim como a vitalidade
imbuída nos calcanhares não podem de modo algum ser comparadas
à vitalidade intrínseca da cabeça, da mesma forma
não pode haver comparação entre aquelas almas que
são "do nível dos calcanhares dos pés",
e as almas elevadas da categoria de "cabeça" e "cérebro".
Na verdade, esta hierarquia de almas judaicas, que passa por toda a gama
de níveis da "cabeça" ao "calcanhar",
é encontrada em toda geração: "Dentro de cada
geração" – escreve Rabi Shneur Zalman –
"existem aqueles que são os cabeças das multidões
de Israel, pois suas almas estão na categoria de "cabeça"
e "cérebro" em comparação com aquelas das
massas e dos ignorantes." Deduz-se então que há uma
gama imensa de níveis entre as almas, da "cabeça"
até os "calcanhares".
A Analogia da Criança
A analogia acima mencionada, descrevendo o relacionamento entre uma criança
e seu pai, nos ajudará a entender sua contrapartida no reino das
almas, "Israel, meu filho primogênito". O filho que deriva
do cérebro de seu pai possui 248 membros. Claramente, não
afirmamos que cada membro tem uma fonte separada no pai da criança
– a criança inteira deriva da mesma gota de sêmen que
é destilada do cérebro do pai. A divisão dos órgãos
e membros do filho em diversas entidades é provocada por um fator
diferente – "estar no útero da mãe durante nove
meses". Ali, os diferentes órgãos e membros evoluem
e se desenvolvem, da cabeça às unhas dos pés da criança.
Assim também é no que tange a "Israel, meu primogênito".
Há uma raiz de todas as almas, seja da categoria mais elevada ou
da inferior – isto é Chochmá Ila'á (Sabedoria
Celestial). As diferentes categorias encontradas entre as almas originam-se
numa fonte diferente, secundária – da "ordem encadeada
da descida dos mundos". Aquelas almas que são atraídas
do nível de Chochmá (Sabedoria) de Atzilut (o nível
mais elevado do mundo mais sublime) são correspondentemente às
almas mais elevadas. Outras almas estão num nível espiritual
mais baixo, correspondendo aos mundos inferiores que são chamados
almas de Beriá, ou almas de Yetzirá, ou almas de Assiyá.
Além disso, Rabi Shneur Zalman destaca, mesmo após o nascimento
de uma criança todos seus membros continuam ligados a sua fonte
original – o cérebro do pai da criança. Até
as unhas de seus pés extraem nutrição do cérebro
de uma pessoa, e como o cérebro da criança é como
o de seu pai, de onde deriva, as unhas de seus pés também
estão conectadas, e unidas, com sua fonte original.
Assim como ocorre na analogia do corpo humano, assim também é
a respeito da comunidade de Israel acima mencionada. Em toda geração
existem almas que estão ao nível da cabeça, que nutre
e vitaliza todos os outros "membros". Estas são as almas
"dos justos e dos sábios, os 'cabeças' de Israel em
sua geração." Quando as almas "dos ignorantes
e menos merecedores" são conectadas aos justos e se apegam
a eles, estão na verdade "conectadas e unidas com sua essência
original e sua raiz na Sabedoria Celestial".
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