O Mistério do Casamento - parte 6
índice
 
 

Amor à primeira vista

A pessoa não deve esperar ser atingida por um sentimento intenso de predestinação quando pela primeira vez encontra seu futuro cônjuge. De forma geral, o amor vivido pelo casal cresce e se desenvolve quando eles o cultivam juntos durante a vida. Não obstante, toda regra tem suas exceções, e encontramos exemplos na Torá da intensa experiência conhecida como amor à primeira vista. De fato, D'us "apaixonou-Se" com Sua visão original do povo judeu devotadamente cumprindo Sua vontade na terra. Segundo nossos Sábios, este amor à primeira vista foi o que motivou D'us a criar o mundo (Bereshit Rabá 8:7; Zohar Chadash 121c).

É importante lembrar, entretanto, que este fenômeno é a exceção que prova a regra.

Há treze regras gerais, pelas quais podem ser tiradas conclusões lógicas, segundo a Torá (Introdução de Sifra). Uma delas é a seguinte:

Quando um caso em especial incluído num caso em geral é destacado para nos informar sobre algo insólito (i.e., uma exceção), é destacado não apenas para nos instruir a respeito de si mesmo, mas para ser aplicado ao conjunto do caso em geral.

Em outras palavras, cada exceção nos diz alguma coisa sobre a regra que de outra forma não teríamos sabido.

Em nosso caso, a experiência excepcional de amor à primeira vista é uma manifestação gráfica da intensidade e romance que o amor desenvolvido também acaba por conquistar. O oposto também é verdadeiro: se a experiência do amor à primeira vista é real, terminaremos por atingir a estabilidade e a firmeza do amor cultivado.

Exemplos de amor à primeira vista são assim instrutivos mesmo para a maioria dos casais, que não vivenciaram tal intensidade no início de seus relacionamentos. Ao invés de sentirem que, de alguma forma, seu amor é deficiente ou não-romântico, deveriam visualizar exemplos de amor à primeira vista como portentos ilustradores da intensidade na quais seu amor deveria - e esperamos que irá - desenvolver-se.

Aqueles casais que realmente experimentam o amor à primeira vista deveriam sentir-se afortunados por seu relacionamento ter sido abençoado com tal intensidade desde o início. Entretanto, ao mesmo tempo, deveriam ter consciência de que quanto mais impetuoso o despertar de um relacionamento, mais difícil será estabilizá-lo depois. Apesar disso, com o esforço necessário, o rompante inicial de verdadeiro amor à primeira vista se acomodará dentro da "regra" e fixará raízes nas essências mais profundas do casal. Desta forma, o amor do casal se desenvolverá e crescerá organicamente, como no caso mais freqüente de amor desenvolvido.

É claro que nem todo caso daquilo que passa por amor à primeira vista é genuíno. Se a experiência excepcional não transporta dentro de si nada da "regra" - se não contém uma semente de amor assentado e maduro - provavelmente nada mais é que uma fascinação, que se dissipará tão rapidamente quanto surgiu.

     
   
top