Amor - A Força Criativa da Alma - parte 5
índice
     
 

A revelação do potencial

 
Emuná
Verdadeiro Algo
Potencial Oculto
Chochmá
Sabedoria
Nada
Auto-Anulação e Abnegação
Chesed
Benevolência
Algo
Revelação Mundana
 

Embora Avraham exibisse total ausência de egoísmo - ao suplicar pelos perversos habitantes de Sodoma e Gomorra e dissesse: "sou apenas pó e cinzas" (Bereshit 18:27) - esta qualidade é melhor representada por Moshê. "Moshê era muito humilde, mais que qualquer outro homem na face da terra" (Bamidbar 12:3). Moshê mostrou sua humildade incontáveis vezes, encerrada em sua declaração referindo-se a si mesmo e a Aharon: "e o que somos nós?" (Shemot 16:8). O auge de sua abnegação, alimentada por seu amor a Israel, foi sua disposição de proteger o povo, mesmo arriscando sua própria vida, como ao suplicar a D'us após o pecado do Bezerro de Ouro: "E agora, se perdoas seu pecado [está bem] e se não, risca-me, rogo, do Teu livro, que escreveste" (Shemot 32:32). Foi sua capacidade de atingir o nível de "anulação", o aspecto interior da sabedoria, que permitiu a ele ser o receptáculo apropriado para trazer a Torá, a sabedoria Divina ao mundo.

Uma bela conexão entre Avraham e Moshê pode ser encontrada nas letras iniciais da frase "secharchá harbê meod" - "sua recompensa será muito grande", a garantia de D'us a Avraham, após este ter salvado seu sobrinho Lot do cativeiro, com grande risco de sua própria vida (Bereshit 15:1). As primeiras letras destas três palavras formam a palavra "Moshê", e referem-se à alma de Moshê "nascendo" do próprio nível de abnegação de Avraham.

Uma conexão adicional entre chochmá e chesed é encontrada no seguinte versículo do capítulo de encerramento do livro de Mishlê, que louva a mulher judia e é cantado tradicionalmente precedendo o kidush da refeição de Shabat na noite da sexta-feira: "Ela abre sua boca em sabedoria e a bondade da Torá está em sua língua" (Mishlê 31:26). É a mulher, em seus vários papeis de mãe e dona do lar, que encontra oportunidades ilimitadas para usar sua sabedoria e bondade nos assuntos práticos da vida familiar.

Seguindo a ativação e extraindo aquele verdadeiro "algo" da alma através de um estado de "anulação", chesed pode agora começar a árdua tarefa de colocar em prática o potencial previamente oculto na realidade material. As famosas qualidades de hospitalidade e generosidade de Avraham representam este último estágio da progressão de revelar a essência da alma, o verdadeiro "algo" neste mundo. A cada um dos três estágios, o amor é a centelha, a motivação ou - neste último estágio - o meio pelo qual o potencial e a criatividade são aproveitadas, dirigidas e reveladas.

     
   
top