Amor - A Força Criativa da Alma - Parte 4
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Avraham - Fé e Amor

Os três estágios do fluxo criativo descrito no diagrama anterior (veja parte 3) são mais bem representados nas vidas de Avraham e Moshê. A vida inteira de Avraham é destacada por duas qualidades básicas - fé e amor. Sua "descoberta" do único D'us através da lógica dedutiva levou a um nível ainda mais elevado de percepção, aquele da fé pura. Visto que "as ações dos pais são um sinal aos filhos", os dez testes de Avraham pavimentaram o caminho para todos seus descendentes, em todas as gerações subsequentes, a revelarem as profundezas ocultas da fé gravadas na raiz de sua alma, bem como a força necessária para traduzir esta fé potencial em meios práticos de superar todas as provações e as tribulações da vida (Rashi e Ramban em Ética dos Pais 5:4). Por esta razão, o povo judeu é chamado de "crentes, que são filhos de crentes".

Após anos estéreis, Avraham pergunta a D'us quem irá continuar sua fé. D'us então lhe revela que elevará Avraham acima e além das leis da natureza, que estavam impedindo que ele e Sara concebessem um filho. O poder da fé pura exibido por Avraham durante toda sua vida permitiu-lhe ter filhos mesmo quando, de acordo com a natureza, ele não estivesse destinado a tê-los.

Este salto de fé pode ser reproduzido e dirigido também por todo indivíduo, percebendo continuamente e tornando realidade este potencial oculto. Sobre isto há uma alusão no Cântico dos Cânticos: "Venha comigo do Líbano, minha noiva... olhe do cume do Amana do topo do Senir e Hermon..." (Cântico dos Cânticos 4:8). Conforme o Midrash, o pico da montanha, ou cume do Amana, é Avraham, e traduz-se como "a cabeça, o primeiro" crente. Este versículo conecta lindamente o "pico da montanha" ao "pico da coroa", a morada da fé.

A fé de Avraham e sua qualidade ilimitada de amor permitiram que ele revelasse não apenas seu verdadeiro "algo" ao mundo, mas o verdadeiro "algo" de D'us dentro do mundo também.

     
   
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