O Rebe de Lubavitch
   
 
 
 

O Rebe viveu entre nós por 92 anos, e praticamente em cada palestra que proferiu, cada carta que escreveu e cada diretiva que emitiu, o tema, o encerramento e o objetivo eram: a vinda de Mashiach e como conseguir a Redenção.

Este foi o objetivo do Rebe em todo programa que lançou, cada ação que iniciou e cada comunidade que fundou: um mundo sem ódio e ganância, livre de sofrimento e discórdia, um mundo banhado pela sabedoria e bondade de seu Criador. Nada menos que isso.

A idéia de uma Redenção Universal, introduzida por um líder global chamado Mashiach ("o ungido") é um dogma básico da fé judaica. O judeu acredita que o mundo criado por D'us possui o potencial para refletir completamente a infinita bondade e a perfeição de seu Criador. E o judeu acredita que a realização deste objetivo é o propósito para o qual sua alma foi colocada num corpo físico e recebeu uma vida nesta terra.

O Rebe muitas vezes citava o grande sábio Maimônides, que há mais de 800 anos dizia: um simples ato, uma única palavra, apenas um pensamento, tem o poder de inclinar as balanças e trazer redenção a este mundo.

O Rebe explicou: como a natureza básica de nosso mundo é perfeita e boa, toda ação nossa boa é real e permanente, enquanto que toda coisa negativa é somente aquilo - um fenômeno negativo, um vácuo esperando para ser dissipado. Vem daí a equação comum de mal e bem com trevas e luz. A escuridão, não importa quão sinistra e assustadora seja, é meramente a ausência de luz. A luz não precisa combater e superar a escuridão para desalojá-la - onde há luz, não existem as trevas. Uma restiazinha de luz banira portanto toda a escuridão de uma sala.

Não importa quão escuro o mundo possa parecer ou sentir, a luz está apenas a uma única ação de distância.

O Rebe viu isso e partilhou esta visão conosco. Se abrirmos nossos olhos a esta realidade, traremos redenção a este mundo. Hoje.

   
   
top