índice
  Vamos conversar  
 
Yehudit Cohen – Editora da publicação semanal L'Chaim
 

"Vamos conversar," diz uma pessoa a outra.

"Claro. Vamos sair para um passeio. Mas preciso levar o telefone comigo. Sabe que estou esperando uma ligação importante." Trrriimm.

"Vamos conversar," diz mamãe a Jeremy.

"Está bem mamãe." Blip, blip, blip. "Deixe-me só acabar este jogo. Estou quase chegando lá."

"Vamos conversar," diz Melissa ao pai.

"Claro, querida. Assim que eu terminar de conferir o talão de cheques e pagar estas contas. Já falo com você. Dê-me uma hora."

"Vamos conversar," diz Vovó a Jennifer.

"Tudo bem, Vovó. Só que preciso dar uma corridinha à loja antes que feche. Estão promovendo uma liquidação e quero ver se o suéter que experimentei semana passada…"

Agora imagine. Um jantar à luz de velas. O melhor vinho. Pratos deliciosos. E a família reunida para apreciar a companhia uns dos outros por algumas horas, sem a distração do telefone, do vídeo-game, das compras ou das contas a pagar. É uma refeição de Shabat, e é toda sua para aproveitar.

Nos tempos de hoje, com celulares, waaps, games e um consumismo como nunca se viu, uma refeição de Shabat é de fato uma ilha no tempo.

É mais simples do que você pensa.

Comece a refeição santificando o Shabat com a bênção sobre o vinho. Ficará surpreso ao constatar quantos excelentes vinhos casher estão disponíveis nos dias de hoje. (Talvez você tenha imaginado que, ao contrário da tecnologia, os vinhos casher permaneceram na idade das trevas e são todos xaroposamente doces?) Em seguida, lave as mãos e faça Hamotsi, a bênção do pão sobre a chalá.

Aprecie a refeição de Shabat com sua família. Sirva-a na sua melhor porcelana, talheres e copos colocados sobre sua melhor toalha. Saboreie pratos judaicos tradicionais e deliciosos.
Mas não se esqueça das partes mais importantes desta experiência integral: utilize o tempo para falar e ouvir, sem interrupções alienígenas. Tente um jantar de Shabat com a família ou amigos íntimos. Ficará encantada ao ver como é especial.

 

 

 
top