Melodias Chassídicas
   
 

Rabi Shneur Zalman de Liadi, o fundador do Chassidismo Chabad, disse certa vez: "A fala é a pena do coração; a canção é a pena da alma."

As palavras que alguém fala expressam as emoções de seu coração. "Minha língua é a pena de um hábil escriba" (Tehilim 45:2). Assim como um escriba desenha letras no pergaminho com sua pena, combinando-as uma a uma para formar palavras e frases, assim a língua escreve as letras da fala no ar como ondas sonoras, que servem para conectar a fonte das palavras, como são escritas sobre a tábua do coração daquele que fala ao ouvinte: "Palavras que brotam do coração penetram no coração."

Se assim ocorre com a fala, muito mais no que diz respeito à canção. Pois as frases da fala são construídas com letras "físicas", que de certa forma limitam e ocultam seu conteúdo espiritual, ao passo que sentenças de música são construídas de letras "espirituais", e revelam mais das infinitas profundezas do coração humano, abordando a própria essência da alma. E a alma Divina do sagrado povo de Israel é "uma parte verdadeira do D’us acima."

A canção revela a Divindade inerente à alma (especialmente em melodias sem palavras), no "ir e vir" da alma, na subida e na descida, ansiando e retribuindo o júbilo.

Enquanto que a fala é "luz dirigida para fora", a expressão das facetas conscientes da alma, a canção é "luz dirigida para dentro", a expressão dos níveis não-conscientes da alma. Porém a canção também é escutada pelo ouvinte. A união entre o cantor e o ouvinte é uma união da essência (pois ambos participam na experiência dos "deleites essenciais" do cantor), de modo muito mais profundo que a união formada através da fala.

Melodias Precisas

Dentre as milhares de melodias chassídicas, existem algumas excepcionais, compostas pelos próprios Rebes ou que os Rebes escolheram e adotaram como suas. Estas são conhecidas como "Melodias Precisas". Todos os detalhes destas melodias são exatos e significativos, e revelam os níveis mais altos da alma, através dos quais todo judeu está constantemente conectado com D’us.

Algumas expressões sobre a melodia judaica:

"A Torá – com uma melodia; a Shechiná – com uma melodia; o Povo Judeu – com uma melodia" (Tikunei Zohar).

"A fala é a pena do coração; a canção é a pena da alma" (Alter Rebe).

"Uma melodia precisa abre um portal dos níveis supraconscientes da alma até os níveis conscientes" (Rebe Tsêmach Tsêdec).

Cada fechadura exige uma chave específica; uma melodia chassídica é a chave mestra" (Rebe Rashab).

"Para entender uma melodia precisa do Rebe, precisa-se primeiro estudar o tema chassídico da melodia" (Rebe Rayatz).

"Uma melodia chassídica tem o poder de despertar a manifestação da alma" (Rebe Rayatz).


NIGUNIM (links)
       
top