Rabi
Shneur Zalman de Liadi, o fundador do Chassidismo Chabad, disse certa
vez: "A fala é a pena do coração; a canção
é a pena da alma."
As palavras que alguém fala expressam as emoções
de seu coração. "Minha língua é a pena
de um hábil escriba" (Tehilim 45:2). Assim como um escriba
desenha letras no pergaminho com sua pena, combinando-as uma a uma para
formar palavras e frases, assim a língua escreve as letras da
fala no ar como ondas sonoras, que servem para conectar a fonte das
palavras, como são escritas sobre a tábua do coração
daquele que fala ao ouvinte: "Palavras que brotam do coração
penetram no coração."
Se assim ocorre com a fala, muito mais no que diz respeito à
canção. Pois as frases da fala são construídas
com letras "físicas", que de certa forma limitam e
ocultam seu conteúdo espiritual, ao passo que sentenças
de música são construídas de letras "espirituais",
e revelam mais das infinitas profundezas do coração humano,
abordando a própria essência da alma. E a alma Divina do
sagrado povo de Israel é "uma parte verdadeira do D’us
acima."
A canção revela a Divindade inerente à alma (especialmente
em melodias sem palavras), no "ir e vir" da alma, na subida
e na descida, ansiando e retribuindo o júbilo.
Enquanto que a fala é "luz dirigida para fora", a expressão
das facetas conscientes da alma, a canção é "luz
dirigida para dentro", a expressão dos níveis não-conscientes
da alma. Porém a canção também é
escutada pelo ouvinte. A união entre o cantor e o ouvinte é
uma união da essência (pois ambos participam na experiência
dos "deleites essenciais" do cantor), de modo muito mais profundo
que a união formada através da fala.
Melodias Precisas
Dentre as milhares de melodias chassídicas, existem algumas excepcionais,
compostas pelos próprios Rebes ou que os Rebes escolheram e adotaram
como suas. Estas são conhecidas como "Melodias Precisas".
Todos os detalhes destas melodias são exatos e significativos,
e revelam os níveis mais altos da alma, através dos quais
todo judeu está constantemente conectado com D’us.
Algumas expressões sobre a melodia judaica:
"A Torá – com uma melodia; a Shechiná –
com uma melodia; o Povo Judeu – com uma melodia" (Tikunei
Zohar).
"A fala é a pena do coração; a canção
é a pena da alma" (Alter Rebe).
"Uma melodia precisa abre um portal dos níveis supraconscientes
da alma até os níveis conscientes" (Rebe Tsêmach
Tsêdec).
Cada fechadura exige uma chave específica; uma melodia chassídica
é a chave mestra" (Rebe Rashab).
"Para entender uma melodia precisa do Rebe, precisa-se primeiro
estudar o tema chassídico da melodia" (Rebe Rayatz).
"Uma melodia chassídica tem o poder de despertar a manifestação
da alma" (Rebe Rayatz).
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