Dez Maneiras Muito Simples de Viver uma Vida Mais Elevada
   
 

Vá em frente…

… Doe todas as suas posses materiais para caridade e viva num monastério nos Himalaias – talvez você consiga atingir conscientização mais elevada e a felicidade eterna.

Mas antes de fazer isto, considere a alternativa: Conserve seu lar, seu casamento, seus filhos, sua carreira – mantenha sua vida como é, mas torne-a mais elevada.

Dez “primeiros passos” – Mitsvot – sugeridas pelo Rebe
Essa é a ideia por trás daquilo que chamamos de mitsvot. Uma mitsvá é uma conexão entre seu mundo e uma Força Maior. Através de uma mitsvá, você pega uma parte de seu pequeno mundo terreno e a torna mais elevada.

A meta? Conseguir da vida tudo que a vida pode dar. E tornar o mundo aquilo que deve ser. Porque a vida é feita para ser bela e o mundo para ser divino.

Parece simples, não? Bem, nós tornamos isso ainda mais simples. Separamos dez mitsvot “dez passos” sugeridas por um grande luminar de nosso tempo, o Rebe, Rabi Menachem M. Schneerson, e as reunimos nesta seção. Todas vêm com garantia ilimitada da Própria Força Mais Elevada. Examine-as. Escolha uma mitsvá. Ou duas. Ou três. Escolha sua vida. Juntos, escolheremos o mundo inteiro.

A Latinha de Alumínio

A coisa mais simples que você possa imaginar:

  1. Pegue uma latinha de alumínio com uma abertura no topo. Tudo bem, uma pequena caixa de papelão também funciona.
  2. Coloque sobre sua mesa no trabalho, onde ninguém consegue ignorá-la.
  3. Jogue dentro dela algumas moedas.
  4. Espere.
  5. A primeira pessoa que entrar vai perguntar: “O que é essa latinha?”
  6. Você responde: “Chama-se pushka. Apenas jogue dentro dela alguns trocados.”
  7. O sujeito pergunta: “E para onde vai este dinheiro?”
  8. Você responde: “Não sei. Tem alguma ideia?”
  9. Colecione as ideias.
  10. Quando a latinha estiver cheia, envie-a para a instituição de caridade de sua escolha e substitua-a imediatamente.

Parabéns, seu local de trabalho agora foi elevado oficialmente a um status de vida mais alto. Repita com o carro, a cozinha, quarto, estúdio, set de produção, espaçonave… onde quer que você passe seu tempo. Eleve eles todos.

“As pessoas veem uma empresa como um local onde um cara esfola o outro. Minha pushka tem uma mensagem. Está dizendo que a vida não é aquilo que você consegue, mas aquilo que você dá. O dinheiro que eu ganho está ali, portanto posso dar.”

“Melhor dar um centavo por dia durante cem dias que dar um dólar a cada cem dias. Por quê? Porque a cada vez que sua mão faz uma ação de doar, torna-se cada vez mais uma mão doadora.”

Estantes de Livros Mais Elevadas

Não, não estamos sugerindo que você precisa de uma escada. Queremos dizer espiritualmente mais elevada. Ou seja, encha sua casa com livros que elevem você, que elevem toda a sua casa. Mesmo que você nunca os leia – eles estão lá e sua presença produz um efeito sobre você e em seu lar.

É claro que não vamos protestar se você pegar um deles e ler de vez em quando…

  1. Arrume uma estante.
  2. Visite a livraria judaica mais próxima.
  3. Adquira os livros judaicos básicos: Cinco Livros de Moshê, Salmos, Livro de Preces. Compre-os em portugues e com comentário.
  4. Procure alguns livros que elevem o espírito e que o interessem, também. Além disso, compre livros para as crianças.
  5. Compre os livros. Coloque-os nas prateleiras. Coloque-os sobre as mesas. Coloque-os em quase todos os cantos da casa.
  6. As crianças vão perguntar: “Ei, Papai, Mamãe, o que são aqueles livros esquisitos naquelas estantes? Pode ler um para mim?”
  7. Você responde: “Não. São somente para adultos.” Apoie sua declaração aninhando-se no sofá e mergulhando num daqueles livros.
  8. As crianças agora vão ficar doidas pelos livros.
  9. Você cede, lê, e explica o que há naqueles livros.
  10. Continue comprando livros. (Você precisará de mais estantes, também.)

Sua casa pode parecer como se ainda estivesse no planeta Terra, mas está voando. A vida está ficando mais elevada a cada minuto.

“Que tipo de casa você tem? Aquilo do qual ela estiver cheia, é isso que sua casa será. Nossa casa está repleta de livros judaicos. Quatro mil anos de livros judaicos. Portanto é uma casa com 4.000 anos de idade, uma casa construída para durar eternamente.”

Campainhas de Aparência Estranha

Eis aqui o supremo elevador de portas:

  1. Olhe a porta de sua casa. (Dissemos que isso era simples, não dissemos?)
  2. Cheque se possui uma mezuzá.
  3. Caso tenha, proceda para a etapa 7. Se não, continue.
  4. Compre uma mezuzá com um belo estojo. Não aceite estojos falsos ou vazios.
  5. Reúna a família perto do batente.
  6. Afixe a mezuzá ao batente. Siga as instruções dadas aqui.
  7. Duas vezes a cada sete anos, leve sua mezuzá para um check-up.
  8. Encontre mais batentes em sua casa.
  9. Coloque mais mezuzot.
  10. Quando o entregador reclamar que pressionou a “campainha” durante cinco minutos e ninguém atendeu, diga a ele que é um antigo rolo hebraico dentro de um estojo.

“Dizem que a alma de toda pessoa pode ser lida nas mezuzot nos batentes de sua casa. Faz sentido. Um batente é uma passagem de um domínio para outro. A mezuzá é o roteiro para essa passagem.

Ao entrarmos neste mundo, também recebemos um roteiro. E ali está ele, de alguma forma gravado com as nuances de detalhes daquelas mezuzot em nosso lar.”

“Como uma mezuzá funciona? Enrolamos um pequeno rolo que declara a unicidade de D'us e o afixamos no batente – e aquela unicidade de D'us fica conosco, provendo um escudo protetor aonde quer que vamos…”

Alimento da Alma

De volta ao monastério nos Himalaias, eles estão comendo sua tigela diária de arroz. Você come três refeições repletas de proteínas, carboidratos e nutrientes essenciais – além dos petiscos. Mas você vai comer de maneira refletida, proposital. Não apenas porque está faminto, mas porque precisa de energia para fazer coisas boas. Como as coisas sobre as quais falamos nessa pequena apresentação, e mais.

Quando você come daquela maneira, eleva sua comida. Afinal, aquele pepino jamais teria tido a chance de colocar moedas numa pushka. Agora que você já o comeu, o pepino tem uma parte em toda mitsvá que você cumpre.

A pegadinha é, nem todo alimento pode ser elevado. Alguns alimentos simplesmente são negados. Os alimentos que você pode levar consigo na sua jornada espiritual são chamados casher. Aqui estão alguns fatores envolvidos na comida casher:

  1. Carne e leite cozidos juntos ou comidos na mesma refeição não são casher.
  2. Carne e frango devem ser abatidos, inspecionados e salgados segundo as leis casher.
  3. Porco, mariscos e outros crustáceos jamais podem ser casher. Linguado, bacalhau, hadoque, arenque, cavalinha, salmão, truta, são todos casher.
  4. Todos os alimentos processados precisam de supervisão casher. A maioria dos produtos de marca têm certificado casher. A certa altura, peça a um rabino para ajudá-la a tornar sua cozinha casher. Ele dará os esclarecimentos sobre tudo que é necessário.
  5. Mais informações e dicas clique aqui.

Atualmente…
Mais de seis milhões de pessoas estão se mantendo casher.
30% dos alimentos em nos supermercados americanos têm certificado casher.
A quantidade de alimentos casher disponíveis aumentou quase 2.000% em dez anos.
A culinária casher é o setor que mais cresce no mercado de alimentos hoje em dia.

“Se você deseja frango saudável, saboroso, compre casher. Os frangos casher são salgados para retirar o sangue e mergulhados em água gelada. O frango não casher é colocado em água morna para ajudar a remover as penas – uma excelente maneira de alimentar bactérias.” Dr. Myles Bader, maven gourmet.

Couro Negro

Não na nada mais misterioso em toda a prática judaica que a mitsvá do tefilin. Nela está contido o supremo paradoxo, a conexão de um ser finito com um D'us infinito. Envolto em tefilin, você entra num espaço atemporal toda manhã. Os tefilin são um par de caixas de couro negro contendo rolos de pergaminho em hebraico.

Um é colocado sobre sua cabeça e o outro sobre o braço perto do seu coração. É feito uma vez ao dia – de preferência durante as preces matinais – enquanto você recita uma passagem chamada Shema Israel. É feito por homens acima dos 13 anos, todos os dias exceto no Shabat e Yom Tov.

  1. Se você ainda não tem um par, consulte seu rabino para consiguir tefilin e instruções.
  2. Se você já tem, faça com que sejam checados. Os rolos dentro precisam de uma checagem periódica.
  3. Acorde pela manhã. Ou quando você acordar – desde que ainda seja durante o dia.
  4. Lave-se e vista-se.
  5. Tire o tefilin da caixa.
  6. Coloque o tefilin, seguindo essas instruções.
  7. Recite o Shema Israel conforme impresso nas instruções.
  8. Retire o tefilin.
  9. Enrole o tefilin.
  10. Coloque o tefilin de volta na caixa.

Tempo total estimado (excluindo acordar, lavar-se e vestir-se): 5 minutos.

“Levanto pela manhã e faço a colocação do tefilin. Sinto-me conectado. Meu dia não pode acontecer sem me eu me ligue antes de começar.”

“Tefilin é para uma pessoa aquilo que o computador é para a tecnologia. Ambos conectam e integram várias funções diversas. Com o computador, você está conectando hardware. Com uma pessoa, você está conectando mente, coração e mão – faculdades que com frequência estão muito disparatadas. A ideia do tefilin é entrar no mundo como uma pessoa única conectada a um único D'us.”

O Mergulho

De volta ao monastério, atingindo consciência mais elevada, eles são sempre celibatários. Mas estamos descobrindo consciência mais elevada em tudo – e não há local de maior energia espiritual e beleza que na união de um homem e uma mulher. Afinal, o que poderia ser mais espiritualmente nutritivo que a fonte da vida? No entanto, algumas condições devem ser aplicadas. Aqui estão os elementos básicos:

  1. Um casamento. Na verdade, a palavra hebraica para isso é kidushin, que significa santificado. Um casamento judaico é uma declaração de que essa união é para um propósito mais elevado.
  2. Um micvê. É uma piscina desenhada ao redor de um fluxo de água natural, como uma fonte ou água da chuva. As micvaot atuais são aquecidas e preenchem todas as conveniências.
  3. Separação. A partir do início da menstruação até a imersão, as relações conjugais estão proibidas. Algumas outras precauções são tomadas também, para criar uma espécie de “zona proibida”.
  4. Sete dias. É quanto uma mulher conta após a menstruação antes de imergir num micvê.
  5. Preparativos. Antes de imergir no micvê, a mulher deve lavar-se por inteiro para que nada separe seu corpo da água.

“Como existimos na mente de D'us, homem e mulher são um único todo. Portanto nenhum de nós pode atingir interidade até recuperarmos aquela unicidade original de corpo e alma. É por isso que a união de homem e mulher é tão poderosa. Se tratada grosseiramente e com egoísmo torna-se destrutiva e feia. Mas dentro dos limites e condições corretos, não há nada mais belo e elevado.”

A Cabalá
“A ideia do micvê é tão natural, tão engenhosa. Mulheres – e homens, também – precisam desse ciclo. Que maneira surpreendente de manter uma união conjugal fresca e bem lubrificada!”
- John Gray, autor de Mulheres São de Vênus, Homens São de Marte.

  1. Eleve os Filhos

    Não adianta elevar alguma coisa se mais tarde vai cair de novo. Se você deseja que isso continue, vai ter de colocar seus filhos também – o mais jovens possível. Como no berço. Ei, por que esperar até lá? E que tal começar com o embrião?

    Aqui estão algumas maneiras de dar uma educação judaica de primeira classe ao seu filho:
    Antes mesmo da criança nascer, comece a cantar canções de Torá e ler livros de Torá em voz alta para o feto. É uma antiga tradição judaica que ajuda.
  2. Depois que a criança nasceu, coloque no berço brinquedos e imagens judaicos.
  3. Ache uma creche ou pré-escola judaica onde seu filho ouvirá todas as histórias judaicas e celebrará as festas judaicas.
  4. Matricule seu filho numa escola judaica de tempo integral. Sempre há vagas disponíveis.
  5. Envolva-se na educação de seu filho. Fale diariamente a respeito com seu cônjuge.
  6. Matricule seus filhos no Tzivot Hashem. É divertido e há muitos prêmios.
  7. Mergulhe você mesma no estudo judaico. Quando as crianças virem seu entusiasmo, o delas aumentará.
  8. Converse sobre o que você está aprendendo na mesa do jantar. Deixe quer as crianças falem, também.

Quando ambos os pais têm 6+ anos de educação judaica, os filhos são criados como judeus em 100% dos casos.
Quando os dois pais têm 1-5 anos de educação judaica, os filhos são criados como judeus em 88% dos casos.
Quando um dos pais não tem educação judaica, os filhos são criados como judeus em 54% ds casos.
Quando ambos os pais não tem qualquer educação judaica, os filhos são criados como judeus em 16% dos casos!
“A infância é mais que uma base de lançamento para a vida adulta. A criança é agora. Pois assim como o adulto dá à criança o conhecimento e a sabedoria da vida, também a criança pode dar aos adulto as chaves para vivê-la. O entusiasmo e a incessante curiosidade; a convicção de que o conhecimento pode ser real; a ingenuidade para aplicar tudo que é aprendido ao mundo real – tudo isso e ainda mais, o adulto aprende com a criança.”

Expansão da Mente

Até agora elevamos seu dinheiro com uma latinha de alumínio; seu tempo com algumas velas; sua casa com um pequeno Rolo hebraico; sua comida com alguns novos hábitos de compras; sua cabeça, coração e braço com algumas correias de couro negro; sua vida familiar com um mergulho mensal e seus filhos com educação especial. Um elemento crucial foi deixado de fora: seu cérebro.

Os judeus são conhecidos como pessoas inteligentes. Na verdade, temos sido um povo de livros e sabedoria há mais de 4.000 anos. O que soma muito em livros e sabedoria. Que tipo de sabedoria? Bem, há o básico: o que fazer e o que não fazer. E há também as histórias e lendas. E existe a sabedoria com real profundidade sobre a vida, incluindo os segredos da Cabalá e dos mestres chassídicos. Está tudo ali esperando por você. Na verdade, é sua herança pessoal.

Aqui estão algumas maneiras de receber aquela sabedoria:

  1. Leia alguns daqueles livros que você pegou na etapa 2.
  2. Entre numa aula do JLI ou qualquer uma das aulas oferecidas no seu Beit Chabad local.
  3. Entre num site de estudo de Torá, como www.pt.chabad.org
  4. Vá até um local de estudos de Chabad e consiga um parceiro para estudar.

A Torá pode referir-se apenas aos Cinco Livros de Moshê, mas o termo também é usado para referir-se a todo o corpo de sabedoria judaica. Torá literalmente significa “instruções”. Também significa “luz”. A Torá é para lançar uma luz e mostrar a você qual caminho seguir. Em tudo que você aprende, pode sempre encontrar uma aplicação prática e fazê-lo acontecer.

“Estudar Torá não é como qualquer outro estudo. Outros estudos são meios de adquirir conhecimento, mas estudar Torá é um fim em si mesmo. É a experiência de fazer perguntas, buscar as respostas, entrar em sincronia com as mentes dos sábios - a experiência de fazer contato com um intelecto Divino.”

“A Torá é o projeto pelo qual o mundo foi desenhado. Tudo que existe pode ser encontrado na Torá. Até mais: em qualquer conceito de Torá você pode encontrar o mundo inteiro.”

Conexão

Acha que você está passando sozinho por isso? De maneira alguma. Estamos todos juntos. Estamos viajando por essa estrada de braços dados há quase 4.000 anos.

Toda a humanidade está conectada, dividida em famílias. Se você é judeu, faz parte dessa impressionante família que partilha um legado em comum, uma história e uma maneira distinta de ver o mundo.

Estar conectado é o âmago de toda essa estratégia de vida mais elevada. É o motor e o ímã. Pode chamar de unir-se ao seu povo. Ou simplesmente de comunidade.

Eis aqui como começar:

  1. Visite algum local onde os judeus costumam ficar. Como um clube, ou um centro Chabad-Lubavitch. Or a padaria casher local. Converse com seu povo. Faça contato com seu povo. Jogue squash com seu povo.
  2. Seja voluntário. Todo judeu deve ser voluntário em alguma coisa. Como fazer entregas para o Banco de Comida Casher. Ou ser um amigo para uma criança especial através do Círculo de Amizades. Ou ser o distribuidor oficial de balas na sinagoga. Informe-se – certamente há algo para voec fazer na comunidade.
  3. Passe o Shabat com as pessoas. Arrume convidados. Seja convidado. Façam as refeições juntos. Cante juntos canções judaicas. Conte histórias. Fiquem acordados até tarde e adormeçan à mesa juntos.
  4. Fale coisas boas sobre as pessoas – especialmente seus irmãos judeus. Quando você encontra algo de bom a dizer, traz à tona toda a bondade daquelas pessoas e a faz brilhar. Toda a negatividade desaparece.
  5. Descubra o que as outras pessoas precisam. Ouça-as kvetch (reclamando). Descubra empregos para elas. Tenha-as em mente durante suas preces. Faça contato se não as vê por algum tempo. Visite-as quando estiverem hospitalizadas. Preocupe-se – e faça algo sobre isso.
  6. Sorria. Diga “É bom te ver hoje”. E que tal: “Você está muito bem hoje!” Não custa muito, mas pode alegrar o dia de alguém.
  7. Telefone para sua mãe. Para seu pai também. Quanto tempo de qualiadde você tem passado ultimamente com seus filhos? E quanto ao seu cônjuge? Ei, eles são judeus também. Espere aí – você também é! Portanto tenha orgulho disso e faça contato com sua alma judaica. Olhe, você tem de começar por algum lugar.
       
top