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Nashim
Tsidkaniot
Rav Shloime Besser contou na melavê malka dos descendentes do Alter
Rebe que o Koshnitser Rebe, de quem escutou a história, gosta de
aproximar as pessoas ao judaísmo, e quando anda de táxi
em Israel, aproveita para conversar com o motorista sobre assuntos judaicos.
Certa vez, em uma dessas ocasiões, o taxista lhe contou que não
tinha muita fé nos tsadikim (justos). Disse o Koshnitser Rebe:
“É? Por que você diz isso?”
O taxista respondeu que ele e sua esposa não tiveram filhos e pediram
ao Lubavitcher Rebe uma berachá, o Rebe de Lubavitch lhes prometeu
filhos e isso não aconteceu. O Koshnitser Rebe lhe disse imediatamente:
“Não acredito no que você está me dizendo.”
O taxista ficou meio bravo com ele. Parou o carro e tirou do porta-luvas
uma carta que recebera do Rebe e a entregou ao Koshnitser Rebe, dizendo:
“Leia!”
O Koshnitser Rebe leu a carta e disse ao taxista:
“Sua falta de crença, me faz acreditar mais ainda.”
Na carta o Rebe dá uma berachá (bênção)
para filhos, mas o Rebe escreve que a futura mãe tem de fazer algo
a respeito. Em geral, o Rebe aconselha a cumprir as leis de Pureza Familiar.
Aqui, porém, o Rebe entra em detalhes: fala nos sete dias limpos
(os sete dias de preparação), fala em mikvah ksherá
(um mikvê kasher) e em seguida o Rebe escreve: “titbol kedin”
(deve mergulhar de acordo com a Lei judaica) e sublinha três vezes
“kedin” (de acordo com a Lei judaica). Quando Koshnitser Rebe
leu a carta, pensou:
“A carta aqui, já diz tudo. Há tantos detalhes...”
Pergunta, portanto ao motorista do táxi:
“Vocês cumprem Pureza Familiar?”
E ele responde:
“É claro, todos os meses.”
E continua perguntando:
“Que mikvê?”
“O mikvê da cidade, um mikvê kasher. Todo mundo vai
lá.”
E ele pergunta:
“Sua esposa mergulha na água de acordo com a halachá
(Lei Judaica)?”
E o taxista responde:
“Mais ou menos... É que ela tem problema com água,
e não mergulha cem por cento.”
Diz, então o Koshnitser Rebe:
“Veja o que o Rebe está escrevendo: mikvah ksherá,
e deve mergulhar de acordo com a Lei Judaica (titbol kedin) e ainda sublinhou
três vezes kedin (de acordo com a Lei); aparentemente porque o Rebe
viu, com exatidão, onde havia necessidade de aperfeiçoamento.”
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