índice
  Professores “Inflamados”
  Em: Farbrenguen Blogspot
 

O Mashpia, Reb Shmuel Levitin, certa vez relatou a seguinte história à mesa do Rebe:

“O pai de Rabi Klatzkin de Lublin, juntamente com outra pessoa, saiu da yeshivá do Chasam Sofer em Pressburg e foi a Lubavitch, pois desejavam ouvir um discurso chassídico – e foram informados que naquele período o Tsemach Tsedec não estava fazendo discursos chassídicos.

“Pouco tempo depois houve uma celebração em Lubavitch, em cuja homenagem o Tsemach Tsedec fez um discurso chassídico. No entanto, os dois chassidim acima citados não sabiam, pois ninguém pensara em lhes informar, e não tiveram o privilégio de ouvir o discurso. Ficaram muito tristes com isso, portanto arranjaram uma audiência privada com o Tsemach Tsedec, reclamando que não tinham conseguido ouvir o discurso. O Tsemach Tsedec os instruiu a estudarem o Livro do Tanya com Reb Hillel Paritcher. Eles responderam: ‘Um keli sheini (segundo recipiente) não cozinha.’ Ele respondeu: ‘Reb Hillel é um keli sheini que é yad soledes bo’” (lit., “quente o suficiente para fazer alguém encolher a mão”).”

Nitzutzei Ohr, pág. 47.

Informação Adicional: É proibido cozinhar no Shabat. Há muitas leis detalhadas sobre a definição de cozinhar. Quando o alimento é despejado de um recipiente para outro, seu calor diminui, e não é normalmente considerado capaz de cozinhar. No entanto, se a comida no segundo recipiente está tão quente que aquele que toca a vasilha é forçado a retirar a mão por causa do calor, então é considerado cozinhar.

Lição: No relacionamento ideal entre o chassid e o Rebe, o chassid escuta a Chassidut diretamente do Rebe. Assim, aprender com uma pessoa que não o Rebe não é o mesmo que ouvir diretamente dele. Contudo, se o professor é suficientemente inspirado e dedicado, a pessoa pode receber do professor a mesma inspiração que teria “direto da fonte”.

Isso é especialmente relevante para nós agora, quando não podemos nos conectar diretamente com o Rebe da maneira que era possível antes de guimel (3 de) Tamuz. Devemos procurar professores realmente devotados e inspirados e aprender com eles; será como se tivéssemos recebido o ensinamento do Rebe. Da mesma forma, aqueles em posição de ensinar a si próprios devem assegurar que sejam chassidim “inflamados”, ardentes de inspiração e devoção.

       
top