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O Mashpia, Reb Shmuel Levitin,
certa vez relatou a seguinte história à mesa do Rebe:
“O pai de Rabi Klatzkin de Lublin, juntamente com outra pessoa,
saiu da yeshivá do Chasam Sofer em Pressburg e foi a Lubavitch,
pois desejavam ouvir um discurso chassídico – e foram informados
que naquele período o Tsemach Tsedec não estava fazendo
discursos chassídicos.
“Pouco tempo depois houve uma celebração em Lubavitch,
em cuja homenagem o Tsemach Tsedec fez um discurso chassídico.
No entanto, os dois chassidim acima citados não sabiam, pois ninguém
pensara em lhes informar, e não tiveram o privilégio de
ouvir o discurso. Ficaram muito tristes com isso, portanto arranjaram
uma audiência privada com o Tsemach Tsedec, reclamando que não
tinham conseguido ouvir o discurso. O Tsemach Tsedec os instruiu a estudarem
o Livro do Tanya com Reb Hillel Paritcher. Eles responderam: ‘Um
keli sheini (segundo recipiente) não cozinha.’ Ele respondeu:
‘Reb Hillel é um keli sheini que é yad soledes bo’”
(lit., “quente o suficiente para fazer alguém encolher a
mão”).”
Nitzutzei Ohr, pág. 47.
Informação Adicional: É proibido
cozinhar no Shabat. Há muitas leis detalhadas sobre a definição
de cozinhar. Quando o alimento é despejado de um recipiente para
outro, seu calor diminui, e não é normalmente considerado
capaz de cozinhar. No entanto, se a comida no segundo recipiente está
tão quente que aquele que toca a vasilha é forçado
a retirar a mão por causa do calor, então é considerado
cozinhar.
Lição: No relacionamento ideal entre o chassid e o Rebe,
o chassid escuta a Chassidut diretamente do Rebe. Assim, aprender com
uma pessoa que não o Rebe não é o mesmo que ouvir
diretamente dele. Contudo, se o professor é suficientemente inspirado
e dedicado, a pessoa pode receber do professor a mesma inspiração
que teria “direto da fonte”.
Isso é especialmente relevante para nós agora, quando não
podemos nos conectar diretamente com o Rebe da maneira que era possível
antes de guimel (3 de) Tamuz. Devemos procurar professores realmente devotados
e inspirados e aprender com eles; será como se tivéssemos
recebido o ensinamento do Rebe. Da mesma forma, aqueles em posição
de ensinar a si próprios devem assegurar que sejam chassidim “inflamados”,
ardentes de inspiração e devoção.
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