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Na Porção desta semana da Torá, Vayigash,
Yossef, vice-rei do Egito, revela dramaticamente sua verdadeira identidade
a seus incrédulos irmãos. Yossef lhes assegura que toda
a sequência de eventos, começando com sua venda como escravo
até sua subida ao poder, foi a mão de D’us guiando-o
lá do Alto.
"Não foram vocês que me enviaram para cá, mas
sim D’us" – diz ele aos irmãos. Yossef, então,
pede-lhes para levar a seguinte mensagem a seu pai, Yaacov: "D’us
fez-me senhor de todo o Egito. Desce até mim (ao Egito); não
tardes."
À primeira vista, a escolha das palavras de Yossef parece estranha.
Se a intenção de Yossef era meramente convencer Yaacov a
empreender a longa jornada, por que ele imaginaria que seu idoso pai seria
movido pela notícia de que seu filho agora ocupava um alto cargo
político?
Ao contrário, Yaacov sabia que o povo judeu estava destinado a
ir para o exílio no Egito. Quando soube da subida de Yossef ao
poder, entendeu que isso era parte integrante daquele processo. Uma vez
que aquele estágio fora atingido, era tempo de Yaacov seguir e
ter início a próxima fase.
Muitos anos antes, D’us tinha explicado o objetivo do exílio
no Egito: "Depois (do exílio), eles surgirão com grande
riqueza" – D’us prometera a Avraham. Sob a direção
de Yossef, o Egito se transformara num país rico. Como retribuição
pelos alimentos que tão sagazmente estocara, Yossef recebera grande
parte da fortuna do mundo – tudo isso feito para que os judeus partissem
do Egito "com grande fortuna".
Porém, o conceito de "grande fortuna" deve ser entendido
também num nível mais profundo, não apenas no sentido
literal. Os bens materiais acumulados pelos judeus foram apenas um reflexo
da grande riqueza espiritual com a qual eles deixaram o Egito. Pois os
judeus foram enviados ao exílio com o propósito de extrair
e refinar as centelhas de santidade ocultas no local mais moralmente degradado
e degenerado da terra – o Egito. Aquelas centelhas de pureza, uma
vez livres de sua prisão nos "49 portais de impureza"
do Egito, foram a suprema riqueza conseguida pelos judeus durante seu
exílio.
O acúmulo de "fortunas" é, da mesma forma, o propósito
de nosso exílio atual – extrair o bem do mundo corpóreo
e transformá-lo em santidade aplicada no cumprimento de Torá
e mitsvot. Esse processo agora está completo. No decorrer de milhares
de anos de exílio, o povo judeu descobriu e elevou todas essas
centelhas de santidade, dispersas pelos quatro cantos da terra. Segundo
o plano Divino, chegou portanto o tempo de D’us cumprir Sua promessa
e enviar Mashiach, agora.
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