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  Encarceramento e Liberdade  
  Do Miteler Rebe - 9 de Kislêv
 

Por ocasião do falecimento de seu pai, Rabi DovBer estava em Krementchug na Rússia, e dali foi para estabelecer Lubavitch na Rússia Branca.

Durante a viagem, os chassidim lhe forneceram meios de estabelecer-se no novo lar. Ao chegar, no entanto, ele resolveu distribuir estes fundos aos necessitados, e escreveu a um parente sobre a formação de um comitê de três para supervisionar a distribuição. Nessa carta ele se referiu a uma soma “considerável”.

Anos mais tarde, esta carta chegou às mãos do herdeiro do destinatário, um inimigo inescrupuloso e vingativo de Rabi DovBer. Ele nutria um ódio implacável do Rebe por algum “deslize” pessoal familiar. Com uma engenhosa manipulação dos números na carta, “três ou quatro mil rublos” se tornaram “cento e três ou quatro mil rublos”. De fato, uma soma considerável. Qual seria o objetivo? E como ele conseguiu reunir tal soma numa viagem tão curta? Obviamente ele estava planejando uma revolução!

O dinheiro era destinado aos turcos que então governavam a Terra Santa. Os envios regulares para os eruditos necessitados que lá moravam conferiam um ar de credibilidade às acusações. Outras acusações estapafúrdias foram feitas, sobre as dimensões da sinagoga do Rebe sendo semelhantes às do Templo em Jerusalém, e aquilo significava que ele pretendia ser rei de Israel!

A similaridade das acusações levantadas contra Rabi Shneur Zalman em 5558 (1798) é chocante.

No outono de 5587 (1826), Rabi DovBer foi instruído a aparecer em Vitebsk, a capital da província. Isso foi feito de maneira respeitosa, através de funcionários do alto escalão, e foram feitos arranjos que conviessem ao Rebe. Centenas o acompanharam na saída de Lubavitch, e em cada aldeia os anciãos o encontravam com o tradicional pão e sal. As homenagens prestadas a ele por judeus e por gentios impressionou os funcionários do governo.

O Governador Geral Chavanski, um homem severo que tinha pouca estima por Rabi DovBer, conduziu a investigação. Importantes dignitários intercederam em seu favor. Ele foi tratado cortesmente e mais tarde pôde rezar publicamente e fazer uma palestra sobre Chassidismo. Ele foi oficialmente informado de que estava exonerado de todas as suspeitas, e libertado no dia 1º de Kislêv, uma data que desde então é celebrada entre os chassidim.

Sua morte, um ano depois, a 9 de Kislêv, exatamente aos cinqüenta e quatro anos, assinalou o fim de um capítulo importante na história de Chabad. Rabi DovBer tinha mergulhado nas profundezas dos ensinamentos de seu pai, explorado suas implicações e desenvolvido as doutrinas em detalhes e profundidade. Seu pai foi o pensador original, criativo, o fundador de um Movimento. Rabi DovBer fez sua consolidação e desenvolveu as múltiplas atividades de Chabad.

 

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