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Sucesso
é o mais importante?
Todos buscamos o sucesso rápido. Procuramos indivíduos que
consideramos “bem-sucedidos”. Da mesma forma, corremos das
nossas falhas e ficamos constrangidos em admiti-las.
A pergunta sempre presente é: “Como podemos ser bem-sucedidos?”
Joseph é a primeira pessoa mencionada na Torá como “um
homem de sucesso”. Mas em que parte da sua vida isso acontece? Quando
ele era o filho amado na casa de seu pai ou quando era vice-rei no Egito?
A resposta, surpreendentemente, não é nenhuma dessas. Joseph
é mencionado como um homem bem-sucedido quando era escravo de Potifar,
e então novamente quando estava na escura masmorra de uma prisão
egípcia.
Foi esse o sucesso de Joseph na vida – ser vendido como escravo
pelos irmãos, somente para ser jogado na prisão pelo amo
que servira fielmente?
O Contrato “Falsificado”
O Talmud nos diz que há várias maneiras de validar a autenticidade
de um contrato assinado, para estabelecer que não é falso.
Um método é comparar as assinaturas no contrato com um documento
prévio com as mesmas assinaturas. Porém, esse documento
usado para autenticar o atual contrato contestado deve ter sido verificado
por um tribunal depois que sua autenticidade também foi contestada.
Esse conrtato é considerado mais válido que outro (mesmo
que sua autenticidade tenha também sido atestada por um tribunal)
que nunca foi sujeito a qualquer discórdia.
O sétimo Rebe de Chabad, Rabi Menachem Mendel Schneerson, de abençoada
memória, explica que um contrato que as pessoas consideram falso
é como um indivíduo que passa por uma crise, um abatimento,
um deprimente fiasco. Quando a pessoa supera a crise, está mais
forte; ela pode ser um contrato usado para aprovar outros contratos.
Essencialmente, sem aquele obstáculo na estrada, ele não
seria tão forte como se tornou agora. Assim, o Rebe oferecia uma
definição diferente de sucesso.
O sucesso não é sobre uma pessoa que não tem falhas,
que leva uma vida perfeita. A vida de Joseph na prisão estava longe
do ideal; na verdade seu espírito estava alquebrado. O sucesso
é quando a pessoa passa por uma crise e, em vez de cair em desespero,
levanta-se e declara que não será derrotada.
Quando alguém se enfia num buraco, faz exatamente o oposto. Mas
quando alguém utiliza aquele momento de desespero sai como uma
pessoa mais forte, mais do que alguém que nunca passou por aquele
desafio. Esse indivíduo desenvolveu a capacidade de ser mais forte
em situações ainda mais complexas, pois já as superou.
Chorando por “Nada”
Quantas vezes o Rebe gritou sobre o perigo que se abateria sobre Israel
se o Deserto do Sinai fosse devolvido ao Egito?
O Rebe se correspondeu com membros do governo e do exército israelense
no decorrer dos anos sobre a grave situação que seria criada
ao deixar o Sinai. Ele criou fortes conexões com esses indivíduos,
e eles com frequência pediam seu conselho.
Porém, o fato é que o Sinai terminou sendo devolvido aos
egípcios. Para um homem como o Rebe passar dois anos falando sobre
a segurança dos judeus em Israel somente para ser traído
pelas mesmas pessoas a quem devotou tanta energia, é o que chamaríamos
de o supremo fracasso. E se ele tivesse se sentido um fracasso, talvez
tivesse escrito ao governo de Israel, dizendo: “Vocês querem
seguir seu caminho, vão em frente, mas deixem-me fora disso. Não
são mais bem-vindos em meu escritório.”
No entanto, dois dias depois de o Sinai ser evacuado, um general israelense
foi ao Rebe para uma audiência privada. Ele tinha preparado muitos
motivos diferentes pelos quais o governo não tinha dado ouvidos
aos conselhos do Rebe. O general contou-me nessas palavras: “O que
aconteceu não interessou nada [ao Rebe]; ele já tinha virado
a página. A fronteira Israel-Egito era agora uma situação
nova, e ele queria saber como estava sendo protegida. Preocupava-se com
a segurança daqueles que moravam em Israel.”
Qualquer um poderia ter perguntado ao Rebe: “Os israelenses não
ouviram; eles deram as costas para você. A situação
mudou, Talvez esteja na hora de romper relações?”
Embora possamos pensar que o principal é sucesso ou fracasso, segundo
o Rebe, o sucesso é medido de maneira diferente. De Joseph, conhecido
como “o homem de sucesso” enquanto aprisionado no Egito, aprendemos
que esforço, e tudo que resulta do esforço, é o verdadeiro
sucesso. Para Joseph, isso significava que embora estivesse preso, ainda
empregava tremendo esforço para manter os padrões espirituais
da casa de seu pai.
Certo dia, um dos secretários do Rebe encontrou um determinado
indivíduo na Sede Mundial de Lubavitch. O secretário perguntou
a essa pessoa, que morava numa cidade em New Jersey: “Você
conhece essa e essa pessoa de sua cidade?” Quando ele respondeu
afirmativamente, o secretário pediu que ele dissesse àquela
pessoa que o secretariado do Rebe tinha interesse em saber como ele estava
passando.
Este indivíduo no qual o secretário expressou interesse
mais tarde relatou-me essa história. Quando ele recebeu a mensagem
do secretário do Rebe, disse ao mensageiro que não tinha
forças para viajar ao Brooklyn para descobrir o porquê daquilo,
mas pediu o número de telefone do secretário.
Quando ele ligou, o secretário lhe disse o seguinte: “O Rebe
soube que há uma escola judiaca em sua área que está
quase fechando devido ao baixo número de alunos. Como você
é o administrador de outra escola na área, o Rebe pediu
que você trabalhe no sentido de melhorar o número de matrículas
naquela escola em perigo.”
“Mas não é da mesma orientação religiosa
que a minha,” protestou ele. “Não sinto que seja correto
eu me envolver com aquela escola.”
O secretário respondeu que se ele quisesse, poderia marcar uma
audiência com o Rebe, quando então poderia explicar diretamente
a ele porque sentia que não deveria se envolver. “Porém,
você deveria saber que o Rebe acha que você é a melhor
pessoa para o trabalho…”
Não querendo desrespeitar os desejos do Rebe, ele marcou uma audiência.
Preparou uma longa carta que continha dezoito motivos pelos quais sentia
que não poderia assumir o cargo.
Entregou a carta ao Rebe. O Rebe a leu e perguntou a ele: “Diga-me,
essas dezoito explicações são motivo suficiente para
que dezoito – ou mais – crianças matriculadas na escola
agora percam a oportunidade de ter uma educação judaica?
Se você aceitar este cargo, tenho certeza de que D'us ampliará
seus recursos – dando a você mais tempo e capacidade.”
Ao sair do escritório do Rebe, ele se sentia como uma pessoa que
tinha uma missão. Mergulhou na tarefa de aumentar as matrículas
na escola. Seus esforços foram recompensados, e as matrículas
triplicaram em pouco tempo. Escreveu uma carta orgulhosa ao Rebe, relacionando
todos os seus sucessos. O Rebe respondeu. Entre as suas bênçãos
e declarações, ele também acrescentou uma palavra:
“Sucesso?”
O diretor ficou pasmo! Pouco tempo depois, lá estava ele outra
vez na sala do Rebe para uma audiência privada.
“O que aquele comentário em sua carta queria dizer?”
ele perguntou ao Rebe.
O Rebe gentilmente pediu a ele que definisse sucesso. O Rebe então
perguntou se alguém pode considerar como sucesso ter algumas poucas
crianças matriculadas numa escola – quando há tantas
mais crianças que ainda não estão recebendo educação
judaica.
“Mas eu tripliquei as matrículas,” protestou o indivíduo,
“e isso não é considerado sucesso?”
O Rebe explicou que sucesso significa exercer esforço; é
a luta continuada para fazer aquilo que é certo.
Aquela pessoa saiu do escritório de fato com uma nova perspectiva
sobre sucesso. Entendeu que o Rebe valorizava muitos seus esforços
– mas não queria que ele descansasse sobre os louros, pois
havia muito mais a ser feito. O sucesso é uma luta contínua
na vida.
Lembro a mim mesmo que prosperidade nem sempre é sucesso, e crise
não significa fracasso. O sucesso é medido pelos nossos
esforços para fazer o que é certo. O sucesso não
é medido pelos retrocessos, conflitos e as situações
nas quais nos encontramos. Sucesso é quando transformamos a luta
em habilitação, e então aquela mesma luta levará
a outro sucesso, ainda mais poderoso que o anterior.
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