............................................
Shabat
Uma ilha no tempo
Shabat Shalom
Horário de velas

............................................
Aniversário Judaico

Saiba a data do seu
Como celebrar

............................................
Ciclo da Vida
.Falecimento & Luto

............................................
Perguntas & Respostas
. A Cirurgia Plástica
. A diversidade
. D'us Quebra as Regras

............................................

............................................
Torá
Os Códigos da Torá
. Torá sempre atual
. Parashá Metsorá (16/4)

. 1º dia de Pêssach (23/4)
............................................
Cashrut
Significado
Transforme sua cozinha


............................................
Nascimento
Dando um nome
Brit milá
............................................
Cabalaterapia
OTanya
. Dimensão interior
. Grandes cabalistas

............................................



O Beit Chabad do Brasil é uma entidade judaica beneficente, apolítica, filiada ao Movimento Chabad-Lubavitch Mundial, dedicada a atividades culturais, sociais e de assistência que visa atender as necessidades da comunidade, abrindo oportunidade para que judeus, de todos os níveis, descubram e ampliem seu conhecimento na busca de sua herança genuína: a Torá - nosso verdadeiro e imutável guia de vida. 

© 2001 Associação Israelita de Beneficência Beit Chabad do Brasil. Todos os direitos reservados. Melhor visualizado no Explorer em resolução de 800 x 600px.
Atenção: Este site contém termos sagrados; caso imprima algo, trate o material com o devido respeito.


O Calendário Judaico

Domingo, 10 Abril, 2016
2 Nissan, 5776

Nesta Data:
A Primeira Novilha Vermelha é preparada (1312 AEC)
Em 2 de Nissan, um dia após a inauguração do Tabernáculo, Moshê preparou a primeira Novilha Vermelha, a fim de purificar a nação judaica em preparação para a oferenda do cordeiro pascal no recém-erigido Santuário.

Falecimento do Rebe Rashab (1920)
Quinto Rebe de Lubavitch, Rabi Shalom DovBer Schneersohn (Rashab), nasceu na Rússia Branca, em Lubavitch em 1860. Após o falecimento do seu pai, Rabi Shemuel (em 1882), ele assumiu a liderança de Chabad-Lubavitch. Famoso por sua mente fenomenal e tratamento analítico do Chassidismo de Chabad, Rabi Shalom DovBer escreveu e pronunciou cerca de 2000 maamarim (discursos de ensinamento chassídico) nos 38 anos de sua liderança. Em 1897, ele estabeleceu a Yeshivá Tomchei Temimim, a primeira instituição de estudo judaico a combinar o estudo do "corpo" da Torá (estudos talmúdicos e legais) com sua "alma mística (os ensinamentos do Chassidismo); foi esta sua yeshivá que produziu o exército de inspirados, devotados e instruídos chassidim que, nas décadas que se seguiriam, literalmente dariam a vida para manter o Judaísmo vivo sob o governo soviético. Em 1915, Rabi Shalom DovBer foi forçado a fugir de Lubavitch por causa da aproximação da Primeira Guerra Mundial, e dirigiu-se à cidade russa de Rostov-sobre-o-Don. Em seus anos finais, começou sua heróica batalha contra os esforços do novo regime comunista para destruir a fé judaica em toda a União Soviética.

Rabi Shalom DovBer faleceu em Rostov a 2 de Nissan de 1920. Suas últimas palavras foram: "Estou indo para o Céu; deixo para vocês os escritos."

Leitura da Torá:
'Nasi' do Dia
Na leitura Nassi de hoje (veja 'Nassi do dia') em 1o de Nissan lemos sobre a oferenda levada pelo Nassi da tribo de Issachar, Nethanel ben Tzuar, para a inauguração do Mishcan.


Segunda-feira, 11 Abril, 2016
3 Nissan, 5776

Leitura da Torá:
Metzora: Leviticus 14:1-12

Nesta Data:
Levites Inducted (1312 AEC)
Obedecendo ao procedimento prescrito por D'us (Bamidbar 8:5-22), Moshê conduziu os levitas ao serviço no Tabernáculo. A cerimônia incluía derramar sobre eles as cinzas da Vaca Vermelha que era preparada por Moshê no dia anterior.

Leitura da Torá:
'Nasi' do Dia
Na Leitura Nasi de hoje lemos sobre o presente levado pelo nasi da tribo de Zebulun, Eliav ben Cheilon, para a inauguração do Mishcan.


Terça-feira, 12 Abril, 2016
4 Nissan, 5776

Nesta Data:
Comboio do Hospital Hadassa é vítima de emboscada (1948)
Na manhã de 4 de Nissan, um comboio civil de médicos e enfermeiras viajando para o Hospital Hadassa em Monte Scopus (ver História Judaica em 20 de Iyar) foi atacado pelos árabes. Dos dez veículos da caravana, cinco escaparam. Os outros cinco, porém, que incluíam dois ônibus e uma ambulância, foram tingidos por metralhadoras e incendiados em seguida. Ao todo 77 civis judeus foram massacrados naquele dia.

Pouco tempo depois, o hospital foi fechado e mudado para a parte oeste de Jerusalém. O Hospital Monte Scopus somente reabriu depois que a parte leste de Jerusalém foi libertada por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967. Tendo basicamente um corpo clínico formado por médicos judeus, é o maior e mais bem equipado hospital na seção leste de Jerusalém.

Leis e Costumes:
'Nasi' do Dia
Na Leitura Nasi de hoje lemos sobre o presente levado pelo nasi da tribo de Reuven, Elitzur ben Sheiur, para a inauguração do Mishcan.


Quarta-feira, 13 Abril, 2016
5 Nissan, 5776

Nesta Data:
Espiões para Jericó (1273 AEC)
Dois dias antes da conclusão do período de luto de 30 dias após o falecimento de Moshê em 7 de Adar, Yehoshua despachou dois batedores – Caleb e Pinchas – ao outro lado do Rio Jordão para fazer o serviço de inteligência e preparar a batalha dos israelitas com a primeira cidade na conquista da Terra Santa. Em Jericó, eles foram ajudados e escondidos por Rahab, uma mulher que vivia dentro dos muros da cidade. (Rahab mais tarde casou-se com Yehoshua).

Leis e Costumes:
'Nasi' do Dia
Na Leitura Nasi de hoje lemos sobre o presente levado pelo nasi da tribo de Shimon, Shlumiel ben Tzurishadai, para a inauguração do Mishcan.


Quinta-feira, 14 Abril, 2016
6 Nissan, 5776

Leitura da Torá:

Metzora: Leviticus 14:1-12

Nesta Data:
A Cidade de Afula foi Fundada (1925)
Nesta data foi fundada a cidade de Afula ao norte de Israel. Está localizada no local presumido da torre ("Ophel") mencionada na narrativa da Torá sobre a visita de um general arameano ao Profeta Elisha (Malachim II 5:24). A localização central de Afula no Vale de Jezreel a torna a cidade mercado da região; é mencionada como a "Capital do Vale". Devido à sua proximidade com a Judeia e a Samaria, tem sido repetidas vezes alvo de ataques terroristas depois do "processo de paz" de Oslo, e durante a segunda Intifada.

Leis e Costumes:
'Nasi' do Dia
Na Leitura Nasi de hoje lemos sobre o presente levado pelo nasi da tribo de Gad, Elyasaf ben De'uel, para a inauguração do Mishcan.


Sexta-feira, 15 abril, 2016
7 Nissan, 5776


Nesta Data:
Espiões em Jericó (1273 AEC)
Trinta dias após o falecimento de Moshê a 7 de Adar, Yehoshua despachou dois batedores – Caleb e Pinchas – para o outro lado do Rio Jordão até Jericó, para estudarem a viabilidade da batalha dos israelitas com a primeira cidade na sua conquista da Terra Santa. Em Jericó, eles foram ajudados e escondidos por Rahab, uma mulher que vivia dentro dos muros da cidade. (Rahab mais tarde casou-se com Yehoshua).

Leis e Costumes:
'Nasi' do Dia
Na Leitura Nasi de hoje lemos sobre o presente levado pelo nasi da tribo de Efraim, Elishama ben Amihud, para a inauguração do Mishcan.

Santificação da Lua
Uma vez ao mês, à medida que a lua aumenta no céu, recitamos uma bênção especial chamada Kiddush Levanah, "A santificação da lua", louvando o Criador pela sua maravilhosa obra que chamamos de astronomia. Kiddush Levanah é recitada após o anoitecer, geralmente na noite de sábado. A bênção é concluída com canções e danças, porque nossa nação é comparada à lua, pois ela aumenta e diminui, como temos feito no decorrer da história. Quando abençoamos a lua, renovamos nossa confiança de que muito em breve, a luz da presença de D'us preencherá a terra e nosso povo será redimido do exílio. Embora Kiddush Levana possa ser recitada até 3 dias após o ressurgimento da lua, a Cabalá nos diz que é melhor esperar uma semana inteira, até o sétimo dia do mês. Uma vez que tenham se passado 15 dias, a lua começa a diminuir novamente e a época para recitar a bênção passou.

Acendimento das velas de Shabat


Shabat, 16 Abril, 2016
8 Nissan, 5776

Shabat Hagadol

Leitura da Torá:
Metzora: Leviticus 14:1 - 15:33
Kings II 7:3-20

Nesta Data:
Guerra dos Primogênitos Egípcios (1313 AEC)
No Shabat anterior ao Êxodo – 10 de Nissan naquele ano – os primogênitos do Egito, que ocupavam as posições mais importantes no sacerdócio e no governo, lutaram uma batalha sangrenta com as tropas do faraó, num esforço para assegurar a libertação dos israelitas e impedir a Praga do Primogênito. Este grande milagre é comemorado todo ano no Shabat anterior a Pêssach, que portanto é chamado Shabat HaGadol, o Grande Shabat. (Este é um dos raros exemplos nos quais uma data comemorativa no Calendário Judaico é estabelecida pelo dia da semana, em vez de pelo dia do mês.)

O Grande Banuete acaba em Shushan (366 AEC)
O banquete que durou 180 dias realizado pelo Rei Achashverosh acabou neste dia.

Achasverosh errou em seus cálculos sobre a data inicial profetisada por Yirmiyahu sobre a promessa da reconstrução do Templo Sagrado que se realizaria após 70 anos de exílio do povo judeu na Babilônia. Quando a data expirou, segundo seus cálculos, e os judeus não foram redimidos, ele divulgou que daria um grande banquete para celebrar a extinção dos judeus "Povo escolhido". Durante os dias destas celebrações ele exibiu diversos aodrnos e utensílios que foram expoliados roubados do Templo Sagrado de Jerusalém pelo exército babilônico.

Leis e Costumes:
'Nasi' do Dia
Na leitura Nasi de hoje, lemos sobre o presente levado pelo nasi da tribo de Menassê, Gamliel ben Pedahtzur, para a inauguração do Mishcan.

Recitar a Hagadá; Estudar as Leis de Pêssach
O Shabat anterior a Pêssach é chamado Shabat HaGadol, ("O Grande Shabat") em comemoração ao "grande milagre" que aconteceu no Egito neste dia, garantindo o Êxodo do Egito cinco dias depois (veja "Hoje na História Judaica"). Os costumes do Shabat HaGadol incluem ler uma porção da Hagadá (a partir de "Avadim hayinu" até "al kol avonotainu"), que narra a história do Êxodo. Outro costume nesta ocasião é que o rabino de cada comunidade faça uma palestra na qual mencione as leis de Pêssach e seu significado, em preparação para a Festa.


Domingo, 17 Abril, 2016
9 Nissan, 5776

Nesta Data:
Início do Banquete de Sete Dias (366 AEC)
Após seu banquete de 180 dias para todos os seus súditos internacionais, que terminou um dia antes, o Rei Achashverosh começou um banquete de sete dias para os súditos que moravam em Shushan, sua capital. Este banquete terminou com a morte de sua rainha, Vashti.

Leis e Costumes:
'Nasi' do Dia
Na leitura Nasi de hoje lemos sobre o presente levado pelo nasi da tribo de Benjamin, Avidan ben Gidoni, para a inauguração do Mishcan.