A Maneira Certa de Doar
 

O Sábio Shelomô escreveu: “Quando você doa a um pobre, está emprestando a D'us.” Isso porque D'us repassa todos os fundos de caridade – junto com belos juros – aqui, neste mundo. Segundo o Profeta Malachi, D'us até nos desafia, dizendo: “Experimente e veja.”

Fazendo da Maneira Certa

  • A forma mais elevada de tsedacá (caridade) é prover a auto-suficiência. Estender um empréstimo a um amigo, permitindo que ele entre num projeto de negócios; ajudar um conhecido a encontrar um emprego ou trazê-lo para a empresa de sua família.
  • Ninguém deveria ter de pagar com sua dignidade pela ajuda de outro. É por isso que é melhor doar anonimamente. Da mesma forma, dê antes que lhe seja pedido. Poupe o sujeito do constrangimento de ter de implorar.
  • E o principal ingrediente: dê com um sorriso e calor genuíno. Como você dá, ensinaram os sábios, é mais importante de quanto você dá!

A Hora Certa de Fazê-lo
Sempre é a hora certa de doar. Porém determinados tempos são mais auspiciosos que outros.

Coloque umas moedas na pushke (caixa de caridade) antes de suas preces. Provenha a outros e D'us proverá para você.

Mulheres e meninas devem fazer o mesmo antes de acender velas de Shabat e Yom Tov– antes de recepcionar os dias mais sagrados do calendário.

É uma antiga tradição prometer dinheiro para tsedacá em mérito das almas dos entes queridos quando se recita Yizkor. Na morada celestial, eles não podem cumprir mitsvot, portanto cabe a nós fazê-lo por eles.

O Resultado de doar
Quando D'us criou o mundo, Ele nos deixou a tarefa de injetá-lo com espiritualidade e significado. Nada atinge esta meta como a tsedacá. Faça tsedacá, e todo o esforço usado para conseguir aquele dinheiro duramente adquirido assume um novo significado, servindo a mais do que uma necessidade egoísta. É por isso que nossos sábios nos dizem: “Grande é a caridade, pois apressa a Redenção!”