Mezuzá: nosso dispositivo de segurança máxima
  Por Tzi Freeman
 

Como todo proprietário de casa sabe, não são aqueles aparelhinhos com luzes piscando que protegem a sua casa. É a delegacia de polícia. Você precisa apenas assegurar que aqueles aparelhinhos estão conectados com a delegacia.

Uma mezuzá no batente da funciona da mesma forma – ocorre apenas que está conectada a uma Agência Superior de Proteção. Muito superior.

Na verdade, é assim que toda mitsvá age – tefilin, velas de Shabat, estudo de Torá, atos de bondade. Pense neles como conexões eficientes colocando você online com o Infinito Servidor de Todas as Coisas.

As mezuzot, porém, possuem uma qualidade especial: conectam diretamente com a função de proteção. Como ensinaram os Sábios do Talmud, coloque uma mezuzá no batente de sua porta e você está protegido em casa e fora dela. Ora, isso é algo que nenhum serviço terreno oferece.

É por isso que, em 1974, quando o terrorismo começou a aumentar, o Rebe, Rabi Menachem Mendel Schneerson, declarou uma blitz mundial de mezuzá. Graças a esta campanha, as mezuzot são novamente um aspecto padrão nos batentes das casas judaicas em toda parte.

O que é uma mezuzá?


Uma mezuzá é um rolo que é afixado aos batentes das portas nas casas judaicas. É feito de pergaminho e inscrito com as palavras do Shemá Yisrael (Devarim 6:4-9 e 11:13-21). São as mesmas palavras que um judeu recita toda manhã e à noite. Contém a declaração essencial e básica daquilo que significa ser judeu: permear nosso dia inteiro e tudo que possuímos com a unicidade de D’us.

Aqui estão os primeiros cinco versículos, traduzidos:

Ouve, ó Israel, o Eterno é nosso D’us; o Eterno é Um.

E amarás o Senhor teu D’us com todo o teu coração, com toda tua alma, e com toda a tua força.

E estas palavras, que Eu te ordeno neste dia, estarão sobre o teu coração; e as ensinarás diligentemente aos teus filhos, e falarás delas quando te sentares em tua casa, e quando caminhares pelos caminhos, e quando te deitares, e quando te levantares.

E as atarás como um sinal sobre teu braço, e elas serão como um tefilin entre teus olhos. E as escreverás sobre os batentes de tua casa, e sobre os teus portões.

Como uma mezuzá funciona

1 – D’us disse a Moshê: Faça um rolinho com as palavras "Ouve, ó Israel…" e o afixe nos teus batentes.

2 – Um escriba qualificado escreve meticulosamente cada letra dos versículos "Ouve, ó Israel" (em hebraico, obviamente) num pergaminho de couro, segundo uma tradição exata transmitida desde Moshê.

3 – O rolo da mezuzá é enroaldo da esquerda para a direita e colocado com o lado direito para cima num estojo protetor.

4 – É recitada uma pequena bênção. A mezuzá então é afixada com pregos ou fita adesiva dupla-face. A bênção: Bendito sejas, Senhor nosso D’us, Rei do Universo, que nos fez sagrados com Suas mitsvot e nos ordenou afixar a mezuzá.

5 – A mezuzá atrai e conecta, preenchendo seu espaço com energia plena e colocando todos os habitantes da casa sob proteção.

Onde fica a mezuzá?

Posicionar corretamente a mezuzá pode ser um pouco complicado. Aqui estão as regras básicas:

1 – Uma mezuzá é colocada na parte interna de cada batente em sua casa e local de trabalho (exceto no banheiro).

2 – É afixada no batente direito – ou seja, no lado direito da pessoa que entra no aposento1.

3 – É colocada no terço superior do batente (veja ilustração). Se o batente é muito alto, a mezuzá é colocada na altura do ombro.

4 – É posicionada na diagonal, com o topo apontando para dentro.

5 – A mezuzá deve estar a cerca de 8 cm da beirada externa do batente. Em outras palavras, se o batente passa através de uma parede muito grossa, a mezuzá não deve ficar centralizada na largura do batente, mas colocada mais perto da parte externa.

O que poderia dar errado?
Alguns casos mais comuns:


Como dissemos, é preciso ter certeza de que seu dispositivo de segurança permanece conectado. Aqui estão alguns detalhes a serem observados:

1 – Aquele estojo sobre seu batente pode estar vazio. Contrário à crença popular, um estojo vazio não é uma mezuzá.

2 – Talvez não esteja vazio, mas se o rolo for uma fotocópia, não é uma mezuzá.

3 – Talvez tenha sido escrita à mão por um escriba, mas um não muito cuidadoso. Talvez estejam faltando palavras ou letras, ou talvez alguma esteja escrita de maneira incorreta. Infelizmente, este é um caso bastante comum que ocorre com muitas mezuzot atualmente.

4 – Talvez tenha sido escrita por um escriba perfeccionista, ultra-religioso, mas enrolado de forma errada, ou colocada de cabeça para baixo.

5 – Talvez tudo tenha sido feito corretamente, mas desde então a umidade ou secura tenham prejudicado o rolo.

Tudo isso explica porque as mezuzot devem ser conferidas por um escriba treinado quando compradas, e depois no mínimo, duas vezes a cada sete anos.

Quer escutar um pouco de Cabalá?

O Livro da Formação, um antigo texto cabalista, relata como as 22 letras do alfabeto hebraico são na verdade 22 articulações da energia Divina. O formato de cada letra hebraica reflete o tipo de energia que cada letra encerra.

A Cabalá explica que o mundo foi criado usando estas 22 articulações. É por isso que uma pequena falha numa letra num lugar crucial – como por exemplo uma mezuzá – pode interromper o fluxo adequado de energia. Uma mezuzá perfeitamente escrita, por outro lado, pode proporcionar beleza e abundância à vida de seu possuidor.


Nota:

Curiosidades

Uma mezuzá contém 22 linhas, em um total de 713 letras e possui 4649 leis relacionadas a ela.
1.É muito simples quando estamos falando sobre a entrada de uma casa. E quanto aos outros aposentos? Por exemplo, entra-se na cozinha pela sala de jantar ou entra-se na sala de jantar pela cozinha?
Se houver dobradiças na porta, então você deve ir na direção em que a porta se abre. Se não houver dobradiças, pegue o aposento em que você faz suas refeições formais como o aposento no qual você entra. Se você ainda está confuso, consulte uma autoridade rabínica local.

Veja: