Casco fendido
 

Um animal é constantemente ligado ao mundo material por seus pés. Um animal casher, porém, tem o casco que o separa do chão e, por ser fendido, demonstra que sua ligação com o chão onde pisa não é demasiada. O mesmo ocorre com o peixe que, para ser casher, deve ter escamas envolvendo o corpo, separando-o do mundo exterior. Isto simboliza o acima dito, de que o comportamento ideal de um judeu é não se preocupar demais com o mundo material que o cerca.

O porco é um dos animais não-casher mais conhecidos. Possui um dos sinais de cashrut - o casco fendido - mas não é ruminante. Diz o Talmud que, sempre que se deita, o porco estica as patas para a frente, querendo mostrar que é casher; mas não é ruminante, deixando por isso de ser casher.

Também daqui podemos tirar uma lição de comportamento. Um dos piores defeitos do homem é o cinismo, ou seja, demonstrar exteriormente o que realmente não é. Isto pode ocorrer no meio judaico, quando a pessoa apresenta em público um comportamento que não é o seu verdadeiro, por vergonha ou orgulho. Tal comportamento deve ser completamente repelido.

Vários sábios contemporâneos apontam como principal causa da decadência espiritual e moral das últimas gerações justamente o fato de as leis de cashrut deixarem de ser observadas à risca por grande parte de nosso povo. Porém, ultimamente, com as facilidades que o mercado casher vem oferecendo e com o grande movimento de retorno desta geração, muitos voltaram a suas raízes, dando mais valor à dieta casher. Com certeza, isto acarretará a transformação benigna de nosso povo, preparando-nos para a época especial que tanto aguardamos.